Comemoração ao Centenário do Vôo do 14-Bis prossegue neste final de semana

UFCG participa dos eventos

A UFCG participa neste final de semana de mais uma série de eventos em comemoração ao Centenário do Vôo do 14-Bis. Na manhã deste sábado, 21, realizou uma palestra e uma oficina de aeromodelismo na Escola Técnica Redentorista e neste domingo, pela manhã, promove uma demonstração aérea com a participação de 20 aeromodelos, no pátio do Aeroporto João Suassuna.

Para a segunda, 23, data que marca o Centenário do Vôo do 14-Bis, está programada uma Sessão Solene especial da Câmara Municipal de Campina Grande no aeroporto, bem como a reinauguração do busto de Alberto Santos-Dumont ali situado. Também está agendada a abertura de uma exposição do artista plástico paraibano Flávio Brito, que fará a doação do painel Os Cem Anos da Aviação ao aeroporto.

No dia 11 de novembro, serão realizadas mais uma palestra e uma oficina de aeromodelismo, desta vez na Escola e Casa de Radiomadores de Campina Grande.

O professor João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, informa que os eventos são frutos de uma parceria com a Superintendência da Infraero em Campina Grande, o Clube de Vôo de Campina Grande e a Associação de Aeromodelismo de Campina Grande (AACG). “O Superintendente da Infraero, Sérgio Baltoré, nos recebeu com entusiasmo e está nos apoiando em todas as nossas solicitações desde o primeiro momento”.

Segundo Tertuliano, as parcerias da UFCG com aviadores e aeromodelistas da cidade “se deu a partir do pessoal da Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica, onde o professor Raimundo Nonato coordena a Equipe Parahyasas, com apoio do professor aposentado Francisco Simões. A equipe mantém contato permanente e parcerias informais com o aviador Valdyr Gama, do Clube de Vôo, e com a Associação de Aeromodelismo, cujo presidente é Heber Ferreira Filho, doutorando em Engenharia de Materiais na UFCG”.

Ele diz ainda que as palestras e oficinas foram viabilizadas com a participação dos alunos de Engenharia Mecânica Cleber Monteiro e Cristiano Nakatani, bolsistas do Programa de Bolsas de Extensão da UFCG (Probex 2006), além de alunos voluntários.

Na semana passada, os organizadores conseguiram a vinda de uma aeronave A-29 Super Tucano da Força Aérea Brasileira (FAB) para a cidade. O caça, pertencente ao Segundo Esquadrão do Quinto Grupo de Aviação (2º/5º GAv), sediado na Base Aérea de Natal, ficou em exposição no Aeroporto João Suassuna nos dias 11 e 12.

Data: 20/10/2006