UFCG debate Avaliação Institucional no campus Patos

A comunidade acadêmica do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), campus Patos, irá debater nesta segunda, 23, com a Comissão Própria de Avaliação (CPA) e a Coordenação de Avaliação Institucional (CAI), o Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA), recém-criado pela UFCG para projetar um modelo de qualidade institucional compatível com a sua missão acadêmico-social. O evento acontece a partir das 8h no auditório Paulo Roberto Facin, no CSTR, e contará com a participação do presidente da CPA, Marcelo Alves, e da coordenadora da CAI, Vânia Guimarães.

Para o diretor do CSTR, Paulo Bastos, o debate esclarecerá as dimensões da avaliação institucional, trazendo para a comunidade do campus de Patos um esboço do modelo buscado para a identidade da UFCG, na sua missão e responsabilidade social, no plano de desenvolvimento e políticas de ensino, pesquisa, pós-graduação e extensão; na comunicação com a sociedade, entre outros aspectos.

PPA

O Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA) foi estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes/MEC) para promover a melhoria da qualidade do ensino, buscando um modelo consistente de qualidade institucional compatível com a missão da UFCG, através de um gerenciador de informações que auxiliará o planejamento conferido permanentemente as ações e finalidades cumpridas pela universidade.

De caráter colaborativo, essa auto-avaliação se realizará de forma contínua e integrada descobrindo demandas e identificando potencialidades pouco exploradas que resultem num desenvolvimento institucional.

Neste momento, os coordenadores do programa trabalham o acabamento de um ambiente virtual e a estruturação de um formulário eletrônico para interagir com a comunidade universitária da UFCG que, mesmo sistematizando respostas, abre espaço para sugestões e cobranças de posicionamentos administrativos.

Coordenadores

Marcelo Barros, presidente da CPA, disse ser essencial vencer temores e especulações advindas com um processo dessa natureza: “o próprio termo avaliação amedronta; e não vamos catar problemas ou apontar culpados, queremos descobrir boas práticas” e Vânia Guimarães, coordenadora da CAI, aponta como fundamental a comunhão na pesquisa e concepção de estratégias, anulando os pontos fracos. “O comprometimento da comunidade no pensar a UFCG gera uma consciência sobre nossa missão acadêmico-social”.

A expectativa da coordenação é de que em meados do próximo ano seja apresentado à comunidade universitária um primeiro conjunto de soluções, a ser entregue ao Colegiado Pleno para reflexões e posturas.

Grupos de Pesquisa

Continua aberto, até o próximo dia 25, o edital para seleção de 11 grupos de pesquisa que trabalhão na análise das informações recebidas e na proposição de recomendações. Cada grupo será composto por um pesquisador (servidor efetivo da UFCG, doutor ou mestre, com experiência comprovada na área proposta) e dois auxiliares (alunos regulamente matriculados, do segundo ao penúltimo semestre do curso, com coeficiente de rendimento escolar igual ou superior a sete).

Os grupos trabalharão a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; a responsabilidade social da Instituição; a comunicação com a sociedade; as políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; a organização e a gestão da Instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e aos servidores; a sustentabilidade financeira; e a gestão do conhecimento da avaliação.

Informações

Maiores detalhes sobre o PPA podem ser obtidos pelos telefones 3310 1563 e 3310 1346 ou na página www.ufcg.edu.br/ppa, local onde já se encontra disponível o formulário eletrônico para avaliação e contribuição. Ou pessoalmente, na sala da CPA (2° andar do Bloco AB, vizinho à Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários) e na CAI (Reitoria, próxima ao Gabinete do Reitor).

Data: 22/10/2006