Site disponibiliza dados sobre o Amazonas

O sistema foi desenvolvido pelo Siglab/Inpa. Por meio do mesmo é possível obter informações sobre aspectos naturais, população, economia, divisão política etc

O site do Sistema de Informação Geográfica do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Siglab/Inpa) está disponibilizando para instituições públicas e privadas, estudantes, professores e órgãos que lidam com desenvolvimento sustentável, uma nova ferramenta para obtenção de dados sobre o Amazonas: o "Atlas Amazonas".

É a primeira iniciativa nesse sentido no Estado com informações, específicas, sobre a região. Elaborado pela equipe de informática do Siglab, o site contém sete seções: Divisão Política, Aspectos Naturais, População, Economia, Infra-estrutura, Conservação e Impactos Ambientais, que permitem a interação do público com o mapa.

A cada click, em uma das seções citadas, o mapa muda de cor e fornece o que a pessoa solicita. Além disso, os dados podem ser sobrepostos, ou seja, duas ou mais informações de uma mesma seção podem ser solicitadas em um mesmo mapa, como, por exemplo, na seção "Conservação". "É possível obter informações referentes à áreas de conservação Federal, Estadual e Terras Indígenas", foi o que explicou o Analista de Sistemas, Felipe dos Santos Costa, bolsista Siglab.

Segundo Costa, a idéia foi de disponibilizar as mesmas informações do "Atlas do Governo do Estado" o qual será distribuído às escolas. Todavia, o "Atlas Eletrônico" contém mais recursos que o original. Ele disse que o projeto foi uma idéia do coordenador do Siglab, Arnaldo Carneiro, e que já vinha sendo desenvolvido desde janeiro.

"O Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) têm sites semelhantes. Contudo, ambas as instituições não disponibilizam informações tão detalhadas se comparado com o desenvolvido pelo Siglab", ressaltou.

Além da nova ferramenta, já existe um projeto que está em teste para disponibilizar informações sobre a cidade de Manaus. No site, o internauta poderá obter dicas de serviços, cultura, lazer, eventos, compras, ecológicas, gastronomia e hotel. Costa disse que no site também será possível conseguir dicas de bares e, conseqüentemente, a rua onde o serviço encontra-se.

Dentro de 15 dias também estará disponível no site do Siglab o serviço WMS (Web Map Server). Felipe Costa disse que o serviço permitirá ao usuário baixar mapas com alta resolução sem precisar vir ao laboratório do Siglab copiar o arquivo. Com isso, o estudante e/ou pesquisador economizará tempo para realizar seus trabalhosas.

Monitoramento da Amazônia

O Siglab realiza trabalhos em importantes linhas de pesquisa, tais como a Modelagem de Dinâmica de Desmatamentos, os impactos hidrológicos desta dinâmica, ações de monitoramento da Bacia do Tarumã, recuperação de áreas de Savana, entre muitas outras ações.

"Estaremos prestando serviços às Unidades de Conservação Federal, para instituir uma rede de monitoramento das paisagens de todo o entorno dessas áreas. No projeto piloto desse ano, já estão contempladas cinco UCs. A partir de 2007, serão 40", revela Arnaldo Carneiro.

Data: 25/10/2006