UFCG abre inscrições para mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica

Cursos estão entre os melhores do país

Estão abertas as inscrições para os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPgEE) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O número de vagas de cada área será publicado depois do levantamento feito pela coordenação do programa. As inscrições podem ser feitas até 17 de novembro de 2006, na Coordenação do PPgEE (COPELE), no campus Campina Grande, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Serão aceitos pedidos de inscrição enviados pelos Correios e postados até 18 de novembro. Segundo a secretária do COPELE, Ângela de Lourdes, o resultado deve ser divulgado até o final de dezembro deste ano e o início das aulas está previsto para acontecer em março de 2007. Os cursos de mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica da UFCG estão entre os mais importantes do Brasil, sempre obtendo excelentes conceitos nas avaliações regulares da Capes.

Podem se inscrever portadores de diploma de curso de nível superior, com carga horária mínima de 3.600 horas em Engenharia Elétrica ou áreas afins, a critério do Colegiado do programa, ou alunos desses cursos com possibilidade de conclusão antes do início do período letivo 2007.1.

As áreas de concentração do programa são: Processamento da energia (com as linhas de pesquisa: Sistemas elétricos de potência e Eletrônica industrial e acionamento de máquinas); e Processamento da informação (com as linhas de pesquisa Instrumentação e Controle, Automação e Processamento Digital de Sinais, Comunicações, Microondas e eletromagnetismo Aplicados, Engenharia da Computação e Microeletrônica).

Seleção

Os candidatos inscritos serão ordenados a partir de uma pontuação que considera o curriculum vitae, o histórico escolar, as cartas de recomendação e o plano de trabalho. Um candidato é dito selecionado se a Comissão de Seleção considera que o candidato tem condições para ser admitido no programa. Um candidato é dito classificado se ele for selecionado e se na área de concentração e linha de pesquisa pretendida houver vagas disponíveis. Os candidatos selecionados e não classificados podem ser admitidos quando houver vagas na área de concentração/linha de pesquisa pretendida ou podem pleitear sua classificação numa outra área de concentração e linha de pesquisa.

Bolsas de estudo

Os candidatos selecionados e classificados como alunos regulares em tempo integral e dedicação exclusiva poderão receber bolsas de estudos desde que satisfaçam os critérios de concessão do órgão financiador. As bolsas de estudos concedidas têm vigência de 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado e sua manutenção requer que o aluno apresente um bom desempenho no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas.

Veja aqui o edital completo.

Os interessado devem entrar em contato com a COPELE no seguinte endereço: UFCG – Campus Campina Grande - Av. Aprígio Veloso, 882, bairro do Bodocongó - Campina Grande, PB, CEP 58109-970.

Outras informações podem ser obtidas pelo fone (83) 3310.1049.

Data: 30/10/2006