UFCG consegue recursos do MEC para programa inédito

Verbas atenderão a alunos de mestrado ligados a movimentos sociais

Em sua última visita à Brasília, na sexta-feira passada, o reitor Thompson Mariz cobrou da Secretaria de Educação Superior do MEC a liberação de recursos para a implementação do Programa de Bolsas para Alunos de Mestrado Provenientes dos Movimentos Sociais do Campo - desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) do Centro de Humanidades da UFCG – o que foi concretizado nesta terça-feira, 25, com o crédito de R$ 58.980,00 para atender aos cinco primeiros alunos selecionados em processo seletivo, que já compõem a turma 2006.

O Programa, inédito no país, nasceu da proposta dos movimentos sociais, em 2005, para que a UFCG pensasse formas de acesso na sua pós-graduação para alunos com trajetórias ligadas às lutas por reforma agrária no Brasil. No mesmo ano, o PPGCS assumiu o compromisso de matricular cinco alunos na turma de mestrado de 2006; com a possibilidade de manter uma cota anual de cinco estudantes, durante quatro anos, formando assim 20 mestres em Sociologia vinculados aos movimentos sociais no campo.

Segundo o reitor, um projeto dessa natureza traz para a UFCG um importante desafio, cobrando reflexões e criatividade na elaboração de novos formatos curriculares. “Mais do que isso, as características do alunado, oriundo de diversos movimentos sociais expressivos na recente conjuntura brasileira, colocam para a Instituição uma oportunidade de renovação e de troca de saberes, ao mesmo tempo em que possibilita o incremento da sua inserção social”, disse.

Para pró-reitor de Pós-Graduação, Michel Fossy, um programa de bolsas voltado para os movimentos sociais no campo abre a oportunidade de poder vivenciar mais de perto as realidades trazidas pelos alunos, instigando importantes questões teóricas e metodológicas sobre a atuação dos cientistas sociais em seu próprio tempo histórico. “O desafio inverso se coloca, os movimentos problematizam uma das maiores questões irresolutas do país – a Reforma Agrária”, concluiu.

Data: 26/10/2006