Reitor apresenta Calendário Escolar 2006.2 à comunidade universitária

Norteado pelos princípios do ajuste do calendário letivo da UFCG ao calendário civil e pelo compromisso de que mais da metade do período 2007.2 seja executado no próximo ano, possibilitando desta forma que em 2008 o calendário escolar possa estar regularizado, o reitor Thompson Mariz (foto) emitiu comunicação institucional apresentando as datas para o Período 2006.2.

O calendário é fruto do diálogo entre a Reitoria e a comunidade acadêmica - sindicatos (ADUFCG e ADUFCG-Patos) e diretores de Centros - prezando, além dos princípios norteadores, pela qualidade das atividades acadêmicas e a preservação do direito de férias dos servidores.

O presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Aroldo Félix, disse estar satisfeito com o calendário apresentado por atender às principais reivindicações da categoria - o primeiro estágio (provas das disciplinas) ainda em dezembro, evitando uma revisão no retorno das férias, e o recomeço das aulas no final de janeiro, sem prejuízos para os alunos de municípios próximos à Campina Grande, dependentes de transporte público municipal para seu deslocamento. “A decisão foi consensual. Estivemos reunidos com os centros acadêmicos; participamos da assembléia da AdufCG sobre a questão; e nos reunimos com o reitor, vice-reitor, pró-reitor de Ensino e presidente da Aduf – no último dia 24 – e acredito que todos estão satisfeitos”, disse.

Procurada pela reportagem do Em Dia, a presidente da ADUFCG, Sandra Sueli Carvalho, achou por bem só se pronunciar sobre a definição calendário após consultar os demais diretores da representação docente.

Eis a nota:

Nota à comunidade universitária da UFCG

CALENDÁRIO ESCOLAR

No mês passado, a Reitoria apresentou um calendário escolar para os períodos letivos de 2006 a 2008.

Na apresentação desse calendário, ressaltou-se que a comunidade externa e parte da comunidade acadêmica cobram da universidade o ajuste entre o calendário civil e o calendário letivo da instituição.

Mesmo tendo sido apresentado no Colegiado Pleno sem qualquer reparo na ocasião, a Diretoria da ADUFCG agendou audiência com a Reitoria na qual apresentou sua discordância em relação ao calendário e, no mesmo momento, solicitou um prazo para discussão do mesmo com a categoria docente.

O Reitor afirmou que iria considerar os reparos feitos e acatou os prazos solicitados para discussão, ficando acordados dois princípios fundamentais que devem nortear, nesse momento, a concepção do calendário escolar da instituição: 1 – o esforço para ajustar o calendário letivo com o calendário civil; 2 – o compromisso de que mais da metade do período letivo 2007.2 seja executado em 2007.

O cumprimento desses princípios garante que a UFCG não será prejudicada em seu orçamento futuro, o que ocorreria com a execução de apenas um período letivo em um ano.

Além dos princípios, a administração e o sindicato expressaram uma preocupação comum – a de que a qualidade das atividades acadêmicas deve ser preservada da mesma forma que deve ser preservado o direito de férias dos servidores.

Após essa primeira reunião sobre o assunto em pauta, a Reitoria manteve mais duas reuniões com o sindicato docente; recebeu suas contribuições que, em grande parte, foram incorporadas à proposta ora apresentada.

Além das reuniões com a ADUFCG, a Reitoria manteve contatos com a ADUFCG-Patos e fez consultas aos Diretores dos Centros.

O calendário que segue é, portanto, fruto do diálogo entre a Reitoria e a comunidade e do amadurecimento que a ocasião permitiu para sua elaboração.

Eis o calendário, em suas datas principais, para os campi universitários de Campina Grande, Patos e Cajazeiras (o campus Sousa está com o calendário regularizado e, portanto, com férias marcadas para o período de 02/01/2007 a 11/02/2007):

2006.2

1. MATRÍCULA EM DISCIPLINA: de 21 a 24 de novembro;

2. INÍCIO DAS AULAS: 27 de novembro;

3. RECESSO: de 24/12/2006 a 28/01/2007;

4. REINÍCIO DO PERIODO: 29/01/2007;

5. FÉRIAS: de 02/01/2007 a 28/01/2007 (27 dias).

6. O restante das férias referentes ao ano de 2007, inclusive para o campus Sousa, será concedido no período de 26/12/2007 a 12/01/2008).

O sucesso do calendário acima pressupõe a responsabilidade de todos os docentes e de todas as unidades acadêmicas na observação rigorosa dos prazos para conclusão do período letivo 2006.1: término do período, exames finais, entrega dos diários e o conseqüente registro de notas.

Da mesma forma, pede-se a compreensão da comunidade para o fato de que, pela primeira vez, será realizada, concomitantemente, matrícula presencial e por via WEB, o que poderá ocasionar alguns problemas de ordem técnica, embora a Administração esteja trabalhando para evitá-los.

Espera-se que os interesses dos servidores e dos estudantes tenham sido acomodados. Mas, mesmo que todos os interesses não tenham sido contemplados, cresce em nós a convicção de que saiu fortalecido o relacionamento entre os setores e as categorias envolvidas na resolução do problema em pauta.

Atenciosamente,

Prof. Thompson Fernandes Mariz