Reabertas inscrições para coordenadores do Programa Permanente de Avaliação da UFCG

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UFCG reabre nesta segunda-feira, 6, prosseguindo até o dia 6 de dezembro, as inscrições para a seleção de oito propostas para grupos de pesquisa do Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA), que fará uma auto-avaliação da Universidade visando projetar um modelo de qualidade compatível com a missão acadêmico-social. As vagas são destinadas à coordenação dos grupos que não tiveram candidatos inscritos ou homologados no primeiro processo seletivo, realizado no mês passado.

Os classificados sistematizarão, junto com o seu grupo, as informações fornecidas pela comunidade universitária e discutirão propostas de melhoria da qualidade institucional numa das oito áreas oferecidas. Eles podem fazer propostas para a missão e o plano de desenvolvimento institucional; a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão; as políticas de pessoal, de carreira do corpo docente e do corpo técnico-administrativo; a organização e a gestão da Instituição; a infra-estrutura física; o planejamento e a avaliação; as políticas de atendimento aos estudantes e aos servidores; ou pela gestão do conhecimento da avaliação.

Estão aptos a concorrer às vagas, servidores efetivos da UFCG com titulação de doutor ou mestre e que comprovem experiência na área da proposta apresentada. O Período de análise das inscrições, após o seu término, vai até o dia 6 de janeiro do próximo ano.

Composição dos grupos

Além do coordenador, os grupos serão formados por dois bolsistas que realizarão na próxima quarta-feira, 8, às 10h, uma prova abordando os documentos relativos à avaliação. Os candidatos foram inscritos pelos critérios de matrícula – regularidade e período - e coeficiente escolar, igual ou superior a 7,0.

Para as 22 vagas oferecidas – duas para cada um dos 11 grupos – concorrem 87 alunos de diversos cursos de graduação da instituição.

PPA

O Programa Permanente de Avaliação Institucional (PPA) foi estabelecido pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes/MEC) para promover a melhoria da qualidade do ensino, buscando um modelo consistente de qualidade institucional compatível com a missão da UFCG, através de um gerenciador de informações que auxiliará o planejamento conferindo permanentemente as ações e finalidades cumpridas pela universidade.

De caráter colaborativo, essa auto-avaliação se realizará de forma contínua e integrada descobrindo demandas e identificando potencialidades pouco exploradas que resultem num desenvolvimento institucional.

Veja aqui o Edital.

Data: 06/11/2006