Educação: UFMA aprova cotas raciais e sociais em 2007

A universidade anunciou também que será criada, em cada semestre, uma vaga para índios e outra para pessoas portadoras de deficiência

A UFMA (Universidade Federal do Maranhão) aprovou anteontem a adoção de cotas sociais e raciais e irá destinar, já a partir do vestibular de 2007, metade das vagas oferecidas para candidatos negros ou que cursaram o ensino médio em escolas públicas.

Das 3.353 vagas que serão oferecidas pela UFMA em 2007, 839 vagas (equivalente a 25% do total de vagas) serão disputadas por candidatos negros, independentemente de terem cursado instituições públicas ou privadas.

Outras 839 vagas serão destinadas exclusivamente a candidatos provenientes de escolas públicas, independentemente de etnia.

A universidade anunciou também que será criada, em cada semestre, uma vaga para índios e outra para pessoas portadoras de deficiência.

Atualmente, a UFMA tem aproximadamente 11 mil estudantes em cinco campi.

Data: 03/11/2006