Luz solar pode reduzir crise de asma, diz estudo

A exposição à luz do sol pode ser um aliado importante para quem tem crises de asma.

É o que sugere uma pesquisa do instituto australiano Telethon Institute for Child Health Research. Os pesquisadores descobriram que passar alguns momentos sob luzes ultravioleta -incluindo a luz do sol- pode reduzir significativamente as crises de asma.

O tempo ideal de exposição para diminuir os sintomas seria de períodos entre 15 e 30 minutos diários.

O próximo passo dos pesquisadores envolvidos no projeto é a busca de futuros tratamentos contra a asma que utilizem esse princípio em quantidades adequadas.

Como a exposição aos raios solares também está associada ao perigo do câncer de pele, os cientistas irão se concentrar, agora, na análise dos elementos presentes nos raios ultravioleta que possam ser utilizados em tratamentos futuros, sem fazer mal à saúde do paciente.

A asma é uma doença pulmonar de inflamação crônica das vias aéreas e costuma atingir pessoas que já têm uma predisposição a alergias.

O simples fato de estar em um ambiente com muita poeira ou fumaça pode desencadear uma crise, já que os microorganismos presentes desencadeiam a inflamação.

Ela, por sua vez, provoca o estreitamento dos brônquios pulmonares, que são os canais por onde passa o ar.

Data: 02/11/2006