Universidade Aberta oferece mais de 61 mil vagas

São 61.575 novas vagas em cerca de 1,3 mil cursos a distância, a grande maioria de graduação, em diversas áreas do conhecimento. Elas serão ofertados em 2007, em 297 pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Do total de novos cursos, 690 são de licenciatura, 357 lato sensu (especialização), 186 de bacharelado, 54 tecnológicos, 12 seqüenciais e sete de mestrado. Em março do próximo ano, terá início a seleção para 464 cursos, em 150 pólos. As aulas começam em junho. Os demais pólos começam a funcionar em setembro.

No total, 50 instituições federais de ensino superior - 40 universidades e dez centros de educação tecnológica - e 427 prefeituras e governos estaduais inscreveram-se, no início deste ano, para participar do projeto da UAB. 'A maioria dos cursos aprovados é de licenciatura, voltados para a educação básica, o que beneficiará a formação inicial e continuada dos professores, bem como a qualidade de ensino', explicou Maria Medianeira Padoin, coordenadora da UAB.

No entanto, há cursos diferenciados, como o de graduação em saúde indígena, que será oferecido pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) nos pólos de Maués (Amazonas), São Félix do Araguaia (Mato Grosso), Água Clara, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste (Mato Grosso do Sul), cada um com 20 vagas. Já os pólos de Uberaba e Teófilo Otoni (Minas Gerais) serão contemplados com graduação em saúde da família e vários outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ainda em Minas, o pólo de Itabira ganhará os cursos de design institucional e o de engenharia de controle e automação, a serem oferecidos pela Universidade Federal de Itajubá, e o de administração da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Sul

Os gaúchos, principalmente do interior, terão a oportunidade de se graduar em agricultura familiar, curso a ser ministrado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) nos pólos de Faxinal do Soturno, Cerro Largo, Herveiras, Santana do Livramento, Tapejara e Lagoa Vermelha.

A UAB já oferece, desde junho deste ano, cursos a distância de graduação em administração, em parceria com o Banco do Brasil, integrante do Fórum das Estatais pela Educação, e 25 instituições federais e estaduais de ensino superior. São dez mil estudantes de administração em um projeto-piloto desenvolvido em 87 pólos de 17 estados e do Distrito Federal.

A lista completa dos cursos, número de vagas, pólos de apóio presencial e instituições que participam do sistema UAB estão no portal da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). Mais informações na página eletrônica da UAB.

Data: 06/11/2006