topo_cabecalho
CNPq divulga propostas aprovadas para Programa Renato Archer

O CNPq/MCT divulgou na sexta-feira a lista de projetos para o Programa Renato Archer de Apoio à Pesquisa em Relações Internacionais, aprovados pelo Edital MCT/CNPq/CT-INFRA/CT-VERDE AMARELO n° 29/2006.

As seis propostas indicadas foram avaliadas pela Comissão de Avaliação e Seleção de Propostas, formada pelo Ministro de Carreira Diplomática Carlos Henrique Cardim, pelo representante do MCT Luis Manuel Rebelo Fernandes, e pelo professor Francisco Carlos Teixeira, da UFRJ.

O Programa Renato Archer pretende criar um mecanismo inovador de incentivo à pesquisa em relações internacionais, com ênfase nas questões prioritárias da política externa brasileira, apoiando a constituição de redes cooperativas de pesquisa em torno de temas relevantes para a política externa brasileira.

Os temas considerados prioritários para o edital foram: Paz e Segurança Internacional; Estudos sobre Pólos de Poder; América do Sul; Desenvolvimento, Ciência e Inovação Tecnológica; e Normatividade e Governança Internacional.

O edital disponibiliza o valor global de R$ 4 milhões para financiar as propostas aprovadas. Os recursos são provenientes dos fundos setoriais de Infra-estrutura e Verde-Amarelo, no âmbito da "Ação Transversal de Apoio a Redes de Pesquisas sobre Temas Prioritários de Cooperação Internacional em Ciência, Tecnologia e Inovação".

Confira o resultado no link abaixo: http://www.cnpq.br/resultados/2006/029.htm


Data: 06/11/2006