Opinião - Na China os engenheiros mandam

Muito se especula sobre o crescimento continuado da China nas duas últimas décadas. Qual seria o segredo da grande potência comunista para manter índices de crescimento acima de 10% por tanto tempo, desafiando as previsões dos Economistas ocidentais?

Marcelo Alencar

Professor titular da UFCG e Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Telecomunicações (SBrT)

Em termos de poder de compra, a China já é o segundo país do mundo, com um PIB de 7,263 trilhões de dólares e uma renda per capita de 5,6 mil dólares, atrás apenas dos Estados Unidos, que tem um PIB de 11,750 trilhões de dólares e uma renda per capita de 40,1 mil dólares anuais. O Japão fica em terceiro, com PIB de 3,745 trilhões e renda anual por habitante de 29,4 mil

dólares. O Brasil vem em nono lugar, com um PIB ajustado pela paridade do poder de compra de 1,492 trilhões de dólares e uma renda per capita de 8,1 mil dólares.

A população chinesa chega a 1,3 bilhões de pessoas, mais de sete vezes a população do Brasil, para uma área de 9,6 milhões de quilômetros quadrados, dez por cento a mais que a área do Brasil. Com essa densidade populacional, a China apresenta um mercado fenomenal para comunicações. São 174 cidades com mais de um milhão de habitantes.

As maiores companhias de telecomunicações do mundo como Alcatel, Juniper e Cisco estão na China, para construir uma rede de alta velocidade que vai interligar 200 cidades, com investimento da China Telecom Corporation da ordem de 100 milhões de dólares.

A China também está desenvolvendo um padrão de televisão digital próprio, o que é natural para um mercado de 40 milhões de televisores vendidos anualmente e perto de 350 milhões de televisores instalados. A China produz quase a metade dos televisores do mundo e compra um terço deles. Isso faz com o país tenha uma demanda de 65 bilhões de dólares em circuitos integrados (chips), suficiente para manter o mundo atento, visto que a produção chinesa supre apenas 3,1 bilhões.

Entretanto, provavelmente o grande segredo da China esteja na proporção de Engenheiros no poder. Todos os membros do Comitê do Politiburo são Engenheiros. Hun Jintao, Presidente da República Popular da China, é Engenheiro Civil. Wen Jiabao, Premier do Conselho de Estado, e Luo Gan são Engenheiros de Minas. Huang Ju, Jia Qinglin, Li Changchun, Wu Bangguo, Wu

Guanzheng e Zeng Qinghong são Engenheiros Eletricistas.

O Brasil, em contrapartida, é o País do Advogados no poder. Mais de setenta por cento do Congresso é formado por Advogados. Poucos Ministros do governo Silva são Engenheiros. Isso sem falar no Judiciário, no Ministério Público e na Polícia, feudos dos Advogados. Segundo estatísticas, o País forma mais Advogados por ano que Estados Unidos, Europa e Coréia juntos, apesar da própria Constituição tornar a profissão de Advogado, em teoria, supérflua, visto que obriga todo brasileiro a conhecer a Lei.

Quem sabe, o exemplo chinês possa influenciar os governantes e o povo a colocar em posições de comando profissionais que realmente têm algo a dar ao País e não apenas tirar, como mostra a crise atual. Pode ser a solução para garantir ao Brasil um futuro em ciência e tecnologia.

Este espaço diário é aberto para a exposição de idéias sobre temas universitários ou não. A opinião emitida nos textos é de total responsabilidades de seus autores.

Data: 30/09/2005