Grupo cria modelo de jato silencioso

Um grupo liderado por pesquisadores do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), EUA, e da Universidade de Cambridge, Reino Unido, deve apresentar hoje numa conferência em Londres o projeto de um avião a jato virtualmente silencioso

Graças a um design que funde fuselagem e asas -de modo a que todo o corpo da aeronave lhe dê sustentação-, afirmam os pesquisadores, o modelo cruzaria os céus sem incomodar as pessoas em solo, acabando com o problema de poluição sonora de zonas vizinhas a aeroportos.

O desenho não deve se converter em uma aeronave comercial antes de 2030. Mesmo assim, o projeto, iniciado há quatro anos, teve a participação de 30 grandes empresas aeroespaciais, como a Boeing e a Rolls-Royce.

Data: 06/11/2006