Criação de colégios técnicos será proposta pelo reitor da UFCG

Ele participa da I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

O reitor Thompson Mariz encontra-se em Brasília participando da I Conferência Nacional de Educação Profissional e Tecnológica – evento que discute até a próxima quarta-feira, 8, uma política de integração das redes federal, estadual, municipal, privada e comunitária do setor, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães – onde busca apresentar uma proposta de criação de colégios técnicos em alguns municípios paraibanos, a exemplo de São João do Rio do Peixe (Técnico-agrícola) e Santa Luzia (Mineração). Na proposta, o reitor vincula os colégios às atividades de graduação dos campi da UFCG, deixando-os sobre tutela financeira da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Thompson Mariz também irá ao MEC tentar a liberação de recursos para conclusão de obras e iniciação dos projetos já aprovados pelo Ministério com recursos dotados para este ano. Além de lutar pela correção da matriz orçamentária da universidade (em cerca R$ 259 mil) e o recebimento de R$ 620 mil da “Emenda Andifes” (reforço financeiro anualmente acrescido pelo Congresso Nacional, desde 1999, ao orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior – através da sua Associação Nacional de Dirigentes); o reitor da UFCG entregará pessoalmente aos senadores José Maranhão e Ney Suassuna, como também aos deputados federais Luiz Couto, Inaldo Leitão, Wilson Santiago, Marcondes Gadelha, Wellington Roberto e Enivaldo Ribeiro ofícios solicitando emendas parlamentares.

O reitor disse que só dessa maneira, na peregrinação por mais recursos com a bancada paraibana, a UFCG pode cumprir sua missão acadêmico-social. “A cada ano a instituição cresce mais, e ganha importância nos cenários regional e nacional. Além das renovações e atualizações constantes geradas com o avanço da ciência e da tecnologia, temos que ampliar e modernizar as instalações da universidade; como também, providenciar a construção de novas estruturas para os recém-criados cursos de graduação” explicou.  Entre os projetos a serem apresentados, destaca-se o de construção do Centro de Convenções da UFCG, orçado em R$ 3 milhões.

Emendas parlamentares

Senador José Maranhão – R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) – para a construção do Centro de Convenções da UFCG (um terço da obra, orçada em 3 milhões - o reitor aportará mais um terço e solicitará ao MEC o restante dos recursos)

Senador Ney Suassuna - R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais) - destina-se a modernização dos laboratórios de graduação de todos os seis campi da UFCG (Campina Grande, Patos, Pombal, Sousa, Cajazeiras e Cuité), no valor de R$ 600.000,00 (seiscentos mil reais), e a construção de um prédio para “Ambiente de Professores” no campus de Cajazeiras, no valor de R$ 400.000,00 (Quatrocentos Mil Reais).

Dep. Federal Luiz Couto - R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais)  - para construir o prédio da Unidade Acadêmica de Educação, do Centro de Humanidades, campus Campina Grande - R$ 350.000,00; a Quadra de Esportes do Centro de Saúde e Tecnologia Rural, campus Patos - R$ 200.000,00; e o prédio que abrigará os Laboratórios do Curso de Enfermagem de Cajazeiras, 450.000,00.

Dep. Federal Wellington Roberto - R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) - destina-se a aquisição de equipamentos para os  laboratórios do Curso de  Enfermagem, no Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras.

Dep. Federal Wilson Santiago - R$ 300.000,00 (Trezentos mil reais) – para a construção de um prédio que abrigará os laboratórios do Curso de Enfermagem, no Centro de Formação de Professores, campus Cajazeiras.

Dep. Federal Inaldo Leitão - R$ 250.000,00 (Duzentos e cinqüenta mil reais) – para aquisição de um ônibus para o Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, campus Sousa, e compra de equipamentos e material permanente.

Dep. Federal Marcondes Gadelha - R$ 250.000,00 (Duzentos e cinqüenta mil reais) – para a construção de um prédio para o Ambiente de Professores do Centro de Ciências Jurídicas e sociais, campus Sousa.

Dep. Federal Enivaldo Ribeiro - R$ 200.000,00 (Duzentos mil reais), para concluir a segunda etapa do prédio do Arquivo Geral e das arquibancadas da Praça de Esportes, campus Campina Grande.

Data: 06/11/2006