Provas do Enade acontecem no próximo domingo

Cinco cursos da UFCG serão avaliados

346 estudantes da UFCG participam neste domingo, 12, do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As provas acontecem ao meio-dia, horário local, e este ano serão avaliados os cursos da UFCG de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Desenho Industrial e Direito. A UFCG inscreveu 609 estudantes, porém 233 foram dispensados pelo método de amostragem.

O Pró-Reitor de Ensino, Vicemário Simões, disse que entre os alunos inscritos 130 fazem as provas como concluintes dos cursos avaliados pelos Enade 2004 e 2005, regularizando sua situação para solicitar a colação de grau. Esses alunos apenas responderão às questões de formação geral e ao questionário sócio-econômico.

No ano passado, a UFCG obteve a nota máxima, conceito 5, com o curso de História, campus Campina Grande. E também se destacou com os cursos de Ciências Sociais, Ciência da Computação, Engenharia Química, Física, Letras, Pedagogia e Matemática, também do campus Campina Grande, que juntamente com o curso de Ciências, habilitação Física, do campus Cajazeiras, obtiveram conceito 4. No ano de 2004, os cursos de Medicina, campus Campina Grande e de Medicina Veterinária, campus Patos, foram destaques com o conceito 4.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), tem o objetivo de aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências.

O Enade é realizado por amostragem e a participação no Exame constará no histórico escolar do estudante ou, quando for o caso, sua dispensa pelo MEC. O Inep/MEC constitui a amostra dos participantes a partir da inscrição, na própria instituição de ensino superior, dos alunos habilitados a fazer a prova.

Serão os cursos avaliados no Enade 2006 os cursos de Administração, Arquivologia, Biblioteconomia, Biomedicina, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Design, Direito, Formação de Professores da Educação Básica (Formação de professor das séries iniciais do ensino fundamental, Formação de professor do ensino fundamental e Normal Superior), Música, Psicologia, Secretariado Executivo, Teatro e Turismo.

Ficam dispensados do Enade 2006 os estudantes que colarem grau até o dia 18 de agosto de 2006 e aqueles que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do Enade 2006, em instituição conveniada com a instituição de educação superior de origem do estudante.

Serão considerados estudantes do primeiro ano do curso aqueles que até o dia 1º de agosto de 2006, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso da instituição.

Serão considerados estudantes do último ano do curso aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2006, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do currículo do curso da instituição de educação superior ou aqueles que tenham condições acadêmicas de conclusão do curso de graduação durante o ano letivo de 2006.

Conceito

Calcula-se o conceito pela média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico, da nota padronizada dos ingressantes no componente específico e da nota padronizada em formação geral (concluintes e ingressantes), possuindo estas, respectivamente, os seguintes pesos: 60%, 15% e 25%. Assim, a parte referente ao componente específico contribui com 75% da nota final, enquanto a referente à formação geral contribui com 25%. O conceito é apresentado em cinco categorias (1 a 5).

Data: 08/11/2006