topo_cabecalho
Scientific American Brasil divulga pesquisa com bacteriófago M13, que reconhece determinados metais e tem inúmeras aplicações

Em pouco tempo, a nanotecnologia poderá ajudar cientistas a detectar defeitos de fabricação em objetos metálicos, como asas de avião

É o que mostra a revista Scientific American Brasil de novembro, que divulga as descobertas da cientista americana Angela M. Belcher.

A revista descreve o bacteriófago M13, vírus capaz de reconhecer e manipular moléculas inorgânicas, como os metais e semi-condutores. Por meio da técnica denominada "automontagem", o M13 pode ser induzido a se ligar com moléculas de um determinado metal, por exemplo.

Unido ao metal, o vírus se organiza ordenada e bidimensionalmente. É o momento em que os cientistas conseguem detectar falhas: o M13 tem capacidade de discriminação em relação a qual molécula deve ou não se ligar. Pode, assim, reparar eventuais avarias.

O M13 também poderá ser usado para fabricar baterias ultra-leves e telas de computador que podem ser enroladas, entre outras aplicações.

Sobre a Scientific American Brasil - http://www.sciam.com.br.


Data: 08/11/2006