Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá 60 mil vagas em 2007

Processo seletivo para 462 cursos será realizado ao longo do primeiro semestre

O sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) oferecerá, no próximo ano, 60 mil vagas em cursos superiores.

As 50 universidades federais e centros de ensino técnico participantes do sistema ministrarão cursos de bacharelado, tecnólogicos, lato sensu e seqüenciais, distribuídos nos 297 pólos selecionados.

Para participar do concurso, 40 universidades e dez centros de educação tecnológica inscreveram projetos de cursos superiores e de pólos de educação a distância.

Das 429 propostas de pólos de apoio presencial dos municípios e estados, 297 foram selecionadas. Em junho do próximo ano, 150 pólos iniciarão as atividades. Outros 147, em setembro.

O processo seletivo para 462 cursos será realizado ao longo do primeiro semestre de 2007.

"A maioria dos cursos aprovados é de licenciatura. São voltados para a educação básica, o que beneficiará a formação inicial e continuada dos professores, bem como a qualidade de ensino", explicou Maria Medianeira Padoin, coordenadora da UAB.

No sistema, há cursos diferenciados, destinados a atender demandas regionais, como o de especialização em saúde indígena, que será oferecido pela Universidade Federal de São Paulo nos pólos de Maués (Amazonas), São Félix do Araguaia (Mato Grosso), Água Clara e Rio Brilhante (Mato Grosso do Sul).

Já os pólos de Uberaba e Teófilo Otoni (Minas Gerais) serão contemplados com especialização em saúde da família e vários outros cursos da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ainda em Minas, o pólo de Itabira ganhará os cursos de design instrucional e o de engenharia de controle e automação, a serem oferecidos pela Universidade Federal de Itajubá, e o de administração, da Universidade Federal de Juiz de Fora.

No Sul, haverá oferta de curso de bacharelado em agricultura familiar, a ser ministrado pela Universidade Federal de Santa Maria nos pólos de Faxinal do Soturno, Cerro Largo, Erval, Santana do Livramento, Tapejara e Três de Maio.

A UAB oferece, desde junho, cursos a distância de graduação em administração, em parceria com o Banco do Brasil, por meio de 25 instituições federais e estaduais de ensino superior. São dez mil estudantes de administração em um projeto-piloto desenvolvido em 87 pólos de 17 estados e do Distrito Federal.

A lista completa dos pólos e instituições que participam da UAB estão no endereço portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/novoedital.pdf.

Mais informações na página eletrônica da UAB: http://www.uab.mec.gov.br/.

Data: 14/11/2006