Inaugurado o Espaço da Água

Foi inaugurado na manhã do último sábado, 11, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande, o centro de divulgação científica Espaço da Água, montado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e por professores daquele educandário, com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). O objetivo do Espaço é divulgar conhecimentos necessários à conservação e ao uso racional da água, nas escolas e nas associações de moradores, urbanos e rurais. A solenidade aconteceu no Salão Nobre do colégio e contou com a presença de um bom público.

O capitão Paulino, do 31º Batalhão de Infantaria Motorizado (31º BIMtz) elogiou a iniciativa, que considera de grande importância. “Eu sou testemunha da gravidade da situação”, disse. O oficial é o responsável pela Operação Pipa d’Água, programa de combate aos efeitos da seca na zona rural do Cariri e do agreste paraibano, realizado pelo Exército Brasileiro. “São 201 carros-pipa, que atendem a 67 municípios e cerca de 312 mil habitantes. Na missão de coordenar e fiscalizar a distribuição de água em sua área de responsabilidade, o 31º BIMtz percorre, semanalmente, mais de 18 mil quilômetros”, disse o capitão Paulino. Ele concluiu dizendo que a questão da água é estratégica, e levantou a possibilidade de, num futuro não muito distante, ocorrerem conflitos armados pela posse dos mananciais.

O diretor do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da UFCG, Bráulio Maia, relembrou o tempo em que foi aluno e professor do Estadual da Prata e se disse orgulhoso de poder contribuir para a concretização daquele projeto. Já o professor Janiro Costa Rego, da Unidade Acadêmica de Engenharia Civil da UFCG, ressaltou que ações como aquela deveriam se multiplicar, devido à grande necessidade de se discutir o assunto. Fernando Garcia, coordenador do Programa Universidade Cidadã, falou do trabalho desenvolvido pelo Coep em várias cidades do interior da Paraíba e da necessidade de levar o projeto a outras localidades.

O coordenador geral do projeto, João Tertuliano, da Unidade Acadêmica de Física da UFCG, lembrou que o Espaço da Água está sendo criado para ajudar a enfrentar um dos principais desafios para a conservação e o uso racional da água, no Brasil e no mundo, que é a falta de informação. “Há pouco conhecimento sobre a real gravidade da situação”, disse.

O Espaço da Água foi instalado numa sala de 60 m2, cedida pela direção do Estadual da Prata, onde há uma exposição permanente, com aparatos para demonstração de propriedades da água relacionadas à conservação e ao seu uso racional, em ações educativas que envolvem professores de Ciências da Natureza (Física, Química, Biologia) e de Matemática, do Ensino Básico. Estes professores também participarão na educação dos alunos das escolas atendidas e em associações de moradores urbanos e rurais de Campina Grande e cidades vizinhas.

A escolha do Estadual da Prata para sediar a exposição faz parte um trabalho de valorização da tradicional escola, “cuja memória vem sendo resgatada por um grupo de voluntários que coletam e organizar documentos, depoimentos, fotos e vídeos, objetivando fomentar ações futuras e subsidiar mostras e exposições como esta”, informou seu diretor, Francisco das Chagas Barbosa da Costa.

A equipe do Espaço da Água é formada por João Tertuliano Nepomuceno Agra, coordenador geral; Gilmar Trindade de Araújo, coordenadora de Química; Gisélia Fernandes Mariz Simões, coordenadora de Biologia e Ecologia; Janiro Costa Rego, assessor em Hidrologia; Romero Ferreira Azevedo Filho, assessor de Divulgação, e Wilson Fadlo Curi, assessor em Gerenciamento de Recursos Hídricos.

Data: 14/11/2006