topo_cabecalho
Educação superior da América Latina e do Caribe precisa ser fortalecida, diz Ana Lúcia Gazzola

"Considero que a Educação é um campo estratégico para promover a integração Latino-Americana e Caribenha", diz a organizadora do I Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) sediará, entre os dias 16 e 17 de novembro, o I Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores.

O evento, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pelo o Instituto Internacional para a Educação Superior na América-Latina e Caribe (Iesalc), pretende uma articulação entre as Redes Universitárias e os Conselhos de Reitores da região.

Em entrevista ao Portal Andifes, a diretora da Unesco/Iesalc, professora Ana Lúcia Gazzola, fala da idéia e os objetivos principais deste encontro e de sua expectativa em relação à Educação Superior para os próximos anos.

Gazzola é ex-presidente da Andifes e organizadora do evento, que acontece em Brasília.

Leia a entrevista

Portal Andifes - Quando e por que surgiu a intenção, por parte da parceria Unesco/Iesalc, de realizar o I Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores?

Gazzola - A idéia surgiu quando iniciei a minha gestão, em 03 de julho de 2006. Nessa ocasião, apresentei um planejamento de ações para a minha gestão e identifiquei como prioridade na missão do Iesalc promover a integração dos vários atores no cenário da Educação Superior na América Latina e no Caribe, enfatizando as parcerias de caráter institucional. Os Conselhos de Reitores e as Redes Universitárias têm alta representatividade e legitimidade e são os nossos interlocutores prioritários ao lado dos governos. Daí essa reunião que está sendo financiada pela SESu/MEC e pela Capes e com o apoio da Andifes, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e do Fundep.

Portal Andifes - Um dos objetivos desse encontro é realizar uma articulação entre as Redes Universitárias e os Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe. O que se busca com essas articulações? Como elas poderão auxiliar no desenvolvimento dessa região? E como poderão favorecer a Educação Superior da América Latina e do Caribe?

Gazzola - Considero que a Educação é um campo estratégico para promover a integração Latino-Americana e Caribenha. O que buscamos é a integração dos atores institucionais no campo da Educação Superior para otimizar recursos materiais e humanos e promover a expansão, a consolidação e a crescente qualificação da Educação Superior em nossas regiões. Nós acreditamos que a Educação Superior seja instrumento essencial para o desenvolvimento sustentável da América Latina e do Caribe e esperamos contribuir, junto com as universidades, para a formulação e implementação de boas políticas públicas em Educação Superior.

Portal Andifes
- Está também na programação a definição de propostas para o seguimento regional da Conferência Mundial sobre a Educação Superior realizada em 1998. Quais os aspectos mais importantes tratados nesta reunião que permitem o seguimento dessas propostas mesmo 8 anos depois? Estes assuntos deverão ser tratados, também, na Conferência Mundial sobre a Educação Superior que se realizará em 2009?

Gazzola - O reitor Paulo Speller é o vice-presidente para a América Latina e o Caribe da Comissão Internacional e acompanhará os preparativos para a próxima Conferência Mundial sobre a Educação Superior. O Iesalc da Unesco trabalhará com ele na organização das atividades que prepararão a participação da América Latina e do Caribe na Conferência, que se realizará em 2009. É muito importante que nossa região apresente análises, diálogos consistentes e propostas transformadoras para a Educação Superior. Nosso trabalho é contribuir nessa direção.

Portal Andifes - Pode-se esperar a realização de outros Encontros Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores? De que forma se darão esses encontros? Há intenção de realizá-los em diferentes regiões?

Gazzola - Esperamos que esses encontros sejam realizados periodicamente e também se complementem com outros encontros que tenham recorte diferente. A nossa idéia é fazer um planejamento conjunto com os Conselhos de Reitores e as Redes Universitárias de forma a utilizar as reuniões já programadas para preparar a Conferência Mundial sobre a Educação Superior de 2009. Já há Encontro de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores da América Latina e do Caribe que se realizará na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em promoção conjunta daquela universidade, o Iesalc e o Escritório Regional de Educação da Unesco (Orealc). Esse encontro vai ocorrer de 17 a 20 de setembro de 2007 e terá como tema "A responsabilidade social das Universidades". O reitor Paulo Speller está programando uma reunião para abril do próximo ano, em Caracas, para elaborar o planejamento regional.

Portal Andifes - Quais são os parceiros da Iesalc nos países membros?

Gazzola - São os Ministérios de Educação, as Comissões Nacionais da Unesco, as universidades, as instituições de ensino superior e os escritórios e institutos da Unesco, além de consultores e entidades no campo da Educação Superior.

Portal Andifes - Que importância tem a Iesalc no processo de integração da educação na América Latina?

Gazzola - O Iesalc é o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe. A função dele é promover a integração dos estados-membros para a Educação Superior e a prova de que a região o vê assim é o entusiasmo e a participação das Redes Universitárias e dos Conselhos de Reitores neste primeiro encontro que se realizará em Brasília. O Iesalc, por ser Unesco, pertence aos 33 estados-membros e por isso tem legitimidade.

Portal Andifes - Existe algum outro ponto que a senhora gostaria de ressaltar sobre o evento?

Gazzola - Tenho muita convicção de que precisamos fortalecer a nossa região para que possamos dialogar em igualdade de condições com as demais regiões do mundo.


Data: 16/11/2006