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UFCG inaugura serviço de telefonia pela internet

Com uma ligação para a Secretaria de Ensino Superior (Sesu) do MEC, na manhã desta segunda-feira, 20, o reitor Thompson Mariz estreou o serviço de telefonia pela internet (VoIP) na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A partir de hoje, a universidade passa a integrar o pool da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) de telefonia IP, a Fone@RNP, destinada às instituições usuárias da rede acadêmica nacional. O serviço permite que professores, funcionários e alunos em diversas instituições de ensino e pesquisa brasileiras se comuniquem utilizando computadores, telefones IP ou até mesmo aparelhos telefônicos em seus departamentos.

O sistema, além de integrar ainda mais as unidades participantes da Fone@RNP, reduz os valores pagos pelas instituições em contas telefônicas que chegam a ter percentuais bastante elevados no número de ligações interurbanas. Este foi um dos principais motivos para sua criação, disse o coordenador da Divisão de Telecomunicações da UFCG, Anchieta Dela-Bianca. “Com o VoIP essas tarifas deixam de existir, e mesmo nas ligações para números extra-instituição será cobrado o pulso local com débito registrado na conta da unidade receptora, onde um ou mais ramais serão disponibilizados para completar essas ligações.”, explicou.

O reitor falou por cerca de três minutos com a Divisão de Desenvolvimento do Ensino Superior da Sesu/MEC, tecendo comentários sobre essa tecnologia e as vantagens advindas com a implantação do sistema VoIP na UFCG. “Um avanço na nossa telecomunicação. Além da inovação, o baixíssimo custo. A universidade passa a economizar num dos serviços com mais alta tarifação do mercado, o que se traduzirá numa poupança significativa de recursos a serem aplicados em outras demandas da gestão administrativa; até mesmo na nossa Central Telefônica”, disse.

Nesta primeira fase, na UFCG, o serviço encontra-se funcionando parcialmente, com as ligações apenas podendo ser originadas através dos computadores. Quando o PABX for integrado ao VoIP, o sistema poderá ser utilizado na sua totalidade e as chamadas serão realizadas pelo telefone convencional de qualquer departamento; o que deverá acontecer até abril do próximo ano, segundo Dela-Bianca. Por exigência da RNP, somente se cadastram professores, técnico-administrativos e alunos de graduação ou pós-graduação (stricto sensu) que devem apresentar, além de outros dados pessoais, o número de matrícula no Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do governo federal (Siape) ou matrícula acadêmica.

Como se cadastrar e usar o VoIP

Pelo http://voip.ufcg.edu.br, seguindo as instruções do link “como se cadastrar”, o interessado envia e-mail para a coordenação do VoIP (coord@telefonica.ufcg.edu.br) com o número do CPF, senha desejada, categoria acadêmica (professor, técnico-administrativo ou estudante), o número de matrícula Siape ou de matrícula do aluno na UFCG, e o bloco ou departamento no qual trabalha; para receber, também através de e-mail, o login (entrada), confirmação da senha solicitada, o seu número de telefone VoIP e outras informações para instalação e configuração do telefone virtual, que também está disponível no site. Maiores informações pelo 3310 1242 ou VoIP 1075 0001.

Após habilitação no serviço, o usuário poderá efetuar ligações para praticamente todas as cidades do Brasil, desde que exista uma instituição conectada à Fone@RNP. A forma de discagem é muito simples, basta digitar 0, código do estado e o número do telefone fixo desejado. Exemplo, uma ligação para Universidade Federal do Rio de Janeiro seria assim realizada 021 2598 9600. Não são permitidas ligações para celulares. Maiores informações podem ser conseguidas no site www.rnp.br/voip

Telefonia VoIP

A palavra VoIP é uma abreviação do termo em inglês Voice over Internet Protocol e outros termos equivalentes são telefonia via internet, telefonia via IP, telefonia banda larga. Essa tecnologia permite o roteamento de conversas telefônicas utilizando a internet, podendo utilizá-la para fazer ligações para telefones fixos tradicionais, não sendo necessário que ambas as partes envolvidas na conversa estejam utilizando a telefonia VoIP.

A telefonia VoIP oferece mobilidade - seu ramal telefônico onde você estiver, mesmo fora de sua de sua instituição - com as chamadas automaticamente roteadas para o seu telefone VoIP ou computador pessoal (laptop) independentemente de onde você esteja, desde que haja possibilidade de conexão à internet, integrando outros serviços disponíveis como conversas em vídeo, envio de arquivos de texto paralelamente à conversa, conferência em áudio, trocar informações sobre quem está conectado e outros.

Fone@RNP

O serviço fone@RNP é fruto do empenho do Grupo de Trabalho Voz sobre IP (GT VoiP). Este grupo de trabalho vem desenvolvendo, desde 2002, uma solução de telefonia IP para a rede nacional acadêmica. O serviço está disponível, desde 2004, para qualquer instituição de ensino ou pesquisa que seja usuária da rede coordenada pela RNP.

A utilização do VoIP racionaliza o uso da infra-estrutura de comunicação, possibilitando a convergência de dados e voz pela Internet, com diminuição dos custos tradicionais de telefonia, principalmente quando as chamadas completadas são de longa distância. A tecnologia VoIP permite estender o acesso telefônico a locais onde existe a rede de dados, mas inexiste a disponibilidade de ramais telefônicos, além de incorporar o suporte à mobilidade do usuário. O suporte à mobilidade irá permitir que os usuários da instituição possam estar localizados em qualquer ponto do globo, e ainda assim utilizem o serviço, bastando para tal ter acesso à Internet (banda larga) e um telefone IP configurado.

Na arquitetura do serviço fone@RNP, telefones IP poderão ser disseminados entre os usuários das instituições acadêmicas, com um custo relativamente baixo de investimento. Basicamente, será preciso disponibilizar uma máquina com sistema operacional livre (Linux, por exemplo) para hospedar os aplicativos de domínio público envolvidos e, opcionalmente, um equipamento para interconexão com o PBX da instituição (gateway). O uso de VoIP em produção por usuários é uma motivação excelente para o início de um processo de convergência de dados e voz nas instituições, processo que trará o domínio da tecnologia pelo corpo técnico institucional, e permitirá os ganhos advindos do uso desta promissora tecnologia.


Data: 20/11/2006