5ª Bienal da UNE espera reunir 20 mil estudantes no RJ

Mobilização é a palavra de ordem das mais de 50 pessoas que já estão envolvidas diariamente na produção da 5ª Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE. Esta, que promete ser a maior edição do festival, acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro de 2007. São esperados mais de 20 mil participantes de todo Brasil e do Exterior.

O tema "Brasil-África: um Rio chamado Atlântico", pretende instigar a reflexão dos estudantes sobre os elementos que compõem a formação da cultura popular brasileira, colocando em destaque a influência africana.

O Coordenador-geral da 5ª Bienal, Tiago Alves, explica ao EstudanteNet que o momento é de mobilizar o movimento estudantil em todo Brasil para a chegada do maior festival universitário do país: "Os DCE´s e outras entidades precisam se tornar pólos para inscrições de trabalhos. Os CUCA´s [Centros Universitários de Cultura e Arte], também precisam fazer com que os estudantes se envolvam nessa reta final".

Para Tiago, o tema da 5ª Bienal da UNE é um dos maiores atrativos dessa edição. "Na última edição discutimos a integração Latino-americana. Agora, o assunto propõe uma reflexão mais ampla sobre as raízes do povo brasileiro", justifica.

As inscrições para as mostras universitárias –nas áreas de artes cênicas; cinema e vídeo, artes visuais; música; literatura; ciência e tecnologia– estão abertas até o dia 4 de dezembro. Para participar, basta ser estudante do ensino superior e preencher a ficha disponível no site da UNE.

Formato

A estrutura principal estará no espaço Fundição Progresso (www.fundicao.org.br), na região da Lapa, onde acontecerá a programação oficial da Bienal. Ali, vão acontecer os debates simultâneos, as oficinas, as mostras universitárias e as mostras convidadas.

Já o "Espaço CUCA" será um local de intensa troca de experiência entre os centros do Circuito Universitário de Cultura e Arte, o CUCA da UNE. A idéia é compartilhar o conhecimento adquirido, desde a última Bienal, pelos 10 núcleos existentes hoje no Brasil: "Na Bahia já existe um trabalho forte com as artes visuais, em São Paulo temos uma atividade mais voltada para o teatro, assim como aqui no Rio, onde o CUCA está ligado à formação de grupos. Vamos levar tudo isso para o espaço, é como se fosse uma "mostra CUCA" durante a Bienal, que para as pessoas possam conhecer o trabalho deste projeto cultural desenvolvido pelo movimento estudantil", explica.

Além disso, o "Lado C" será uma iniciativa de diálogo e interação da Bienal com a comunidade. Por meio de uma tenda na Lapa e de visitas programadas, os participantes irão conhecer e trocar experiências com projetos sócio-culturais de diversas regiões da cidade, principalmente aqueles espaços que são contemplados pelo Programa "Pontos de Cultura", do MinC. "Um ônibus levará as pessoas para passar um dia nessas localidades e conhecer a produção que é feita ali. Mas também vamos convidá-los para conhecer a Bienal e o trabalho da UNE na área cultural", explica Tiago.

Convidados

Aos poucos, a 5ª Bienal da UNE vai fechando um ciclo de participantes do mais alto quilate da cultura brasileira. Na última terça-feira (14), outra importante personalidade do cenário artístico nacional confirmou a participação no maior festival universitário do país. Depois do sambista Martinho da Vila, desta vez foi o professor, escritor, dramaturgo, artista plástico e poeta, Abdias Nascimento, quem declarou apoio ao evento e também garantiu a sua presença.

Outros que já garantiram presença são o Dj Marlboro, o escritor angolano Ondjaki e o artista plástico Roberto Conduru.

Data: 20/11/2006