topo_cabecalho
Capes assina convênio internacional para avaliação da pós-graduação

Novos mecanismos de avaliação do ensino na pós-graduação estão sendo criados com parcerias entre especialistas brasileiros e da América Latina e Caribe

A Capes assinou nesta sexta-feira, 17, convênio com o Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (Iesalc/Unesco), a Rede Ibero-Americana para a Avaliação da Qualidade da Educação Superior (Riaces) e a Comissão Nacional de Avaliação Universitária da Argentina (Coneau).

O objetivo é promover o desenvolvimento da avaliação das carreiras de pós-graduação nesses países, segundo as prioridades e normas de cada um.

A cerimônia ocorreu na Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), em Brasília, durante o 1º Encontro Latino-Americano e Caribenho de Redes Universitárias e de Conselhos de Reitores.

Entre as atividades conjuntas estão seminários, debates, cursos de interesse mútuo e o intercâmbio de instrumentos, dados, experiências e atividades. Além disso, serão feitos estudos e investigações sobre os sistemas de pós-graduação e mecanismos de avaliação.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou o crescimento do Sistema Nacional de Pós-Graduação, formado por 3.561 cursos de pós-graduação, sendo 2.339 de mestrado e 1.222 de doutorado. Em 1976, o número total de cursos de pós-graduação era de 673, sendo 490 cursos de mestrado e 183 de doutorado.

Avaliação - O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, apontou o que considera fundamental para o desenvolvimento da pesquisa.

"Não queremos que nossos mestrandos e doutorandos tenham aulas ou sejam orientados por quem não pesquisa", disse. Segundo ele, é importante que o aluno seja efetivamente formado, integrando suas atividades com as do orientador. "O foco da avaliação da Capes é o aluno. Não analisamos só a produção docente, mas o modo como ela ajuda o aluno a trabalhar melhor."

O evento reuniu autoridades educacionais brasileiras e reitores de universidades públicas de 16 países para uma articulação entre as redes universitárias e os conselhos de reitores da região, para aperfeiçoar os projetos educacionais conjuntos.


Data: 20/11/2006