topo_cabecalho
Ministros traçam estratégias para educação no Mercosul

A construção da Universidade do Mercosul é prioridade na reunião dos ministros da Educação dos países do bloco regional, nesta sexta-feira, 24, às 9h, em Belo Horizonte

Durante
o encontro - que se realiza após o 3º Fórum Educacional do Mercosul, também na capital mineira - os ministros criarão um grupo de trabalho para desenhar as características da nova universidade, como projeto pedagógico, orientação da grade curricular e seleção de professores e alunos.

A reunião começa às 9h, no conservatório da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O grupo será composto por intelectuais e gestores educacionais dos países do bloco. Já está certo que a Universidade do Mercosul será multicampi, com 13 pólos no Brasil e que começará a funcionar no segundo semestre de 2007.

A instituição formará profissionais especialistas em integração da região. Com as definições do projeto, serão abertas, em caráter experimental, as primeiras unidades da universidade. A informação é de Alessandro Candeas, chefe da Assessoria Internacional do MEC.

Os ministros discutirão, também, o projeto do MEC de um observatório de meteorologia, em Montevidéu (Uruguai), para atender à região, principalmente na área de agricultura.

A expansão das escolas bilíngües (que ensinam português e espanhol) nas regiões de fronteira dos países do bloco e os resultados dos eventos que se realizam junto ao 3o Fórum Educacional do Mercosul - a Jornada da Educação Profissional e Tecnológica, o Fórum de Educação Superior e a 1ª Feira de Ciências da Educação Básica - serão debatidos.

Às 12h, os ministros se reúnem com representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e Banco Mundial.

Os órgãos trabalham com cada país, individualmente, e a idéia é realizar ações regionais. Será discutida a formação de uma rede latino-americana de portais educativos.

A proposta brasileira é a de que cada aluno da rede pública da região ganhe um laptop, assim como é distribuído o livro didático gratuitamente nas escolas do Brasil. A compra em conjunto trará economia.

Valorização - Ainda na sexta-feira, às 15h30, coordenadores das centrais sindicais do Cone Sul mostrarão um plano de valorização dos profissionais de educação.

E, às 17h, os ministros concederão entrevista. Participarão da reunião os ministros da Educação, Fernando Haddad; Daniel Filmus, da Argentina; Félix Patzi Paco, da Bolívia; Blanca Ovelar Duarte, do Paraguai; Jorge Brovetto, do Uruguai; Aristóbulo Iztúriz (Educação Básica) e Samuel Moncada (Educação Superior), da Venezuela; e o vice-ministro da Educação Superior da Colômbia, Javier Botero Alvarez.

Encontros do Mercosul podem ser acompanhados pela internet

Está no ar o hot site (http://www.mec.gov.br/forumeducacionaldomercosul/) que divulga informações sobre os Encontros do Mercosul Educacional

Desenvolvido e gerenciado pela assessoria de comunicação do MEC, o sítio na Internet foi concebido para oferecer aos internautas informações atualizadas sobre os debates que vão acontecer durante os Encontros, que reúnem sete eventos internacionais.

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) sediará cinco dos sete eventos, que ocorrem até sexta-feira, dia 24 de novembro, em Belo Horizonte.

O evento principal, realizado na UFMG, é o III Fórum Educacional do Mercosul, espaço de discussão entre os países do bloco sobre temas relativos à educação, dentro da perspectiva de uma integração regional humana e cultural.

Como o Brasil exerce a presidência pro tempore do Mercosul até dezembro desse ano, coube ao MEC a organização do evento, para o qual foram convidados os ministros da Educação de dez países da América do Sul, entre sócios do bloco e associados.


Data: 20/11/2006