40% dos alunos da UFCG vieram de escolas públicas

Pouco mais de 40% dos estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) fizeram o Ensino Médio em escolas da rede pública. De acordo com pesquisa realizada pelo MEC em conjunto com o Departamento de Educação da UFCG, apenas 9,6% do percentual dos universitários são negros, prevalecendo os de cor branca com 47,4%.

O dado, segundo o professor Antônio Gláucio de Sousa Gomes, coordenador de Apoio Estudantil da instituição, revela que embora o número de alunos egressos da universidade oriundos da rede pública, represente quase a metade dos universitários, nas demais regiões do país, os percentuais já são superiores a 50%.  “Somente com mais investimentos na educação podemos ter uma situação de justiça e igualdade”.

Gláucio de Sousa disse que o resultado da pesquisa revela a necessidade de uma distribuição mais generosa dos recursos destinados aos programas de assistência entre as várias regiões. De acordo com ele, outro indicador aponta para o fato de que 23% dos estudantes são naturais de outros municípios paraibanos. “Campina Grande ainda é um grande pólo de educação e esta constatação a pesquisa também fez”, afirmou.

Dentre outros aspectos do perfil socioeconômico dos estudantes de graduação das instituições de ensino superior, foi verificado que a maioria dos estudantes da UFCG utiliza o transporte coletivo para chegar à universidade e o restante vem de carona, a pé ou por meio de transporte da prefeitura. Apenas 13,4% possuem transporte próprio.

A pesquisa indica ainda que cerca de metade dos estudantes da instituição realizam as refeições no Restaurante Universitário (RU) e 28,5% trabalha para se manter ou ajudar no orçamento doméstico.

Data: 21/11/2006