topo_cabecalho
Projetos científicos entre brasil e frança serão avaliados nesta semana

Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) e do Comitê Francês de Avaliação da Cooperação Universitária com o Brasil (Cofecub), estarão reunidos amanhã e sexta-feira, 24, para analisar e selecionar as melhores propostas de projetos inscritas para o Programa de Intercâmbio Científico Brasil-França.

 

Serão avaliadas 142 propostas de instituições interessadas em participar do programa, mais conhecido como Capes/Cofecub, que apóia projetos conjuntos de pesquisa entre instituições de ensino superior e de pesquisa do Brasil e da França e estimula a formação e o aperfeiçoamento de doutorandos e docentes. Também serão analisados 38 pedidos de renovação de projetos para o biênio 2007/2008.

 

De acordo com a assessora da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/Capes), Jussara Pereira Prado, "a excelência do projeto e da equipe é a única prioridade estabelecida pelo edital de 2006". Ela salienta que, por conta do nível de exigência, o programa é conhecido como formador de recursos humanos e pesquisa de alto nível, tanto no Brasil quanto na França.

 

Objetivos

 

Criado em 1978, o programa Capes/Cofecub tem, entre seus objetivos, o estímulo à formação e ao aperfeiçoamento de pós-graduandos e docentes, dos dois países, nas modalidades de doutorado-sanduíche (estágio de doutorando no exterior) e pós-doutorado. Atende, atualmente, 122 projetos.

 

A Capes é responsável pelo financiamento de passagens aéreas para pesquisadores brasileiros em missão na França; diárias para pesquisadores franceses em missão de trabalho no Brasil, e bolsas de estudo para doutorandos e docentes brasileiros na França. Também é encarregada pelos recursos de custeio para a equipe brasileira, no valor máximo de R$ 5 mil por ano.


Data: 22/11/2006