Parceria entre Universidades resultará em tecnologias de ponta para a Petrobras

Pesquisadores das áreas de Engenharia Mecânica e Engenharia Química de seis universidades brasileiras se unem numa empreitada científica que promete melhorar a qualidade do combustível distribuído ao consumidor e reduzir os custos de produção.

Além da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o estudo integra as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), do Rio de Janeiro (UFRJ), de Minas Gerais (UFMG), a Unicamp e a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

O projeto inovador, financiado pela Petrobras e batizado de "Rede Brasileira de Dinâmica dos Fluídos Computacional para Refino de Petróleo", irá desenvolver ferramentas matemáticas e treinamento de pessoal que resultarão no aperfeiçoamento e geração de tecnologias de ponta para a área de refino de petróleo.

"A pesquisa visa modelar o processo de combustão, a fim de aumentar o rendimento dos motores e, conseqüentemente, a redução da emissão de gazes poluentes", diz o pesquisador do Curso de Engenharia Mecânica da UFU, Aristeu da Silveira Neto.

Cada instituição envolvida ganhará um espaço para execução da pesquisa. Na UFU, com recursos no valor de R$ 920 mil, o projeto dará origem a construção de um laboratório, com cerca de 600 metros quadrados, a aquisição de equipamentos e mobiliários.

A área será destinada ao ensino, pesquisa e extensão, que envolverá alunos de graduação, mestrado, doutorado, pesquisadores recém doutores e visitantes. A previsão da conclusão da obra é até o final de 2008.

"Estamos na fase de implementação da infra-estrutura, e neste ano os pesquisadores deverão se reunir para traçar e estabelecer as atividades conjuntas", diz Silveira Neto, enfatizando que a pesquisa já se encontra em desenvolvimento e que o laboratório dará fôlego para incrementar o panorama dos trabalhos.

Data: 22/11/2006