topo_cabecalho
Médicos residentes do HUAC retornam às atividades

Os 23 médicos residentes do Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC) da UFCG retornaram hoje, quinta, 23, às suas atividades. A categoria estava em greve há 22 dias. A informação foi repassada pelo representante da classe, médico Sérgio Murilo. Segundo ele, a decisão do retorno às atividades foi tomada no final da tarde de ontem, quarta, 22, em Assembléia realizada na sede do HUAC. Na ocasião, 21 médicos votaram pelo fim da greve e apenas 2 votaram contra.

 

Sérgio Murilo disse ainda que, além da garantia do Governo Federal em encaminhar para o Congresso Nacional, Projeto de Lei que aumenta em 30% a bolsa da categoria, os residentes negociaram, com a próxima direção do HU, uma lista de reivindicações no âmbito do hospital.

 

Atualmente, a bolsa que é paga aos médicos residentes pelos ministérios da Saúde e da Educação fica em torno de R$ 1.459,00. A paralisação prejudicou o atendimento médico nas áreas de Clínica Médica, Clínica Geral, Pediatria Endocrinologia.

 

Os residentes de Clínica Pediátrica reivindicam: melhoria das condições de repouso (segundo os residentes, o quarto atualmente disposto aos residentes é utilizado por diversos funcionários e não oferece condição de moradia aos residentes provenientes de outras cidades) e alimentação; incentivo a atividades científicas e realização de treinamentos como ACLS pediátrico, PALS, Reanimação neonatal; valorização da preceptoria, com o reconhecimento deste horário destinado ao ensino por parte da diretoria do hospital.

 

E ainda: melhoria da perceptoria no serviço de pronto atendimento, com capacitação dos médicos que fazem parte deste serviço; uso de protocolo para padronização do atendimento ambulatorial, enfermaria e emergência e atualização científica, como palestras ministradas pelos médicos receptores.

 

Os residentes de Cirurgia Geral reivindicam: divisão de responsabilidade: um médico supervisor responsável pela visita médica, um médico supervisor responsável pela escala dos residentes na cirurgia; um médico supervisor responsável pela parte científica (seminários e cursos extra-curriculares); melhoria no porte das cirurgias (de pequeno a grande porte; mudança do horário da pequena cirurgia da manhã para tarde, após as cirurgias do Centro Cirúrgico; presença do médico cirurgião de plantão no dia na visita diária na enfermaria e o financiamento de cursos extra-curriculares (ATLS, ACLS, entre outros).

 

Atualmente a bolsa que é paga aos médicos residentes pelos ministérios da Saúde e da Educação fica em torno de R$ 1.459,00. A paralisação prejudicou o atendimento médico nas áreas de Clínica Médica, Clínica Geral, Pediatria Endocrinologia.


Data: 23/11/2006