Inpe e Inmet unem-se para fortalecer a meteorologia nacional

Os diretores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Gilberto Câmara, e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antonio Divino Moura, assinam nesta quinta-feira um protocolo de intenções que deverá representar um marco na história de cooperação entre as duas instituições.

O Inpe é vinculado ao MCT e o Inmet, ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O documento será assinado pelos ministros das duas pastas: Luís Carlos Guedes Pinto, da Agricultura, e Sergio Rezende, da C&T.

O protocolo deverá aprofundar e fortalecer as atividades de monitoramento e previsão de tempo e clima do país e América do Sul, desenvolvidas pelo Inmet e Inpe, que conta nesta área com a atuação do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC).

Com o estreitamento das relações entre os dois órgãos principais de meteorologia do país, um grupo de trabalho, com representantes destas instituições, passará a funcionar de forma permanente e coordenada no planejamento, solicitação de recursos e na formulação de políticas para a área.

A medida deverá evitar a sobreposição de pedidos de recursos para objetivos operacionais, de pesquisa e desenvolvimento semelhantes. O Inpe e o Inmet já vêm atuando em parceria tanto em atividades operacionais, na elaboração da previsão climática sazonal, como na busca por recursos através de projetos do governo federal: no Projeto Piloto de Investimentos (PPI), com a temática "Desenvolvimento da Meteorologia Nacional" e no Projeto de Tecnologia da Informação (Protim), para obtenção de recursos dos Fundos Setoriais, com apoio da Finep.

O protocolo prevê ainda que todos os produtos de previsão de tempo e clima fornecidos à mídia passarão a ter o crédito das duas instituições.

A parceria deverá se estender às áreas de treinamento e difusão do conhecimento, aplicações das previsões de tempo e clima, modelagem atmosférica, oceânica e ambiental, instrumentação meteorológica e utilização de imagens de satélites meteorológicos e ambientais.

Data: 23/11/2006