topo_cabecalho
Fundação apresenta pesquisa no Sertão Central do Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresentou, no Clube de Diretores Lojistas (CDL) de Quixadá, o "Estudo da bacia piloto do Vale do Forquilha, de Quixeramobim - caracterização, modelagem, simulação de estratégias de exploração"

A pesquisa foi mostrada como exemplo do serviço que a instituição pode prestar com relação ao potencial hidrológico de pequenos lençóis aluviais (água do subsolo) no semi-árido nordestino e sua gestão de explotação - a retirada do recurso com máquinas adequadas para fins de beneficiamento, transformação e utilização.

Os aquíferos aluviais são formações hidrogeológicas constituídas pelos depósitos porosos dos rios e podem armazenar água, explica o presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins. Segundo ele, trata-se de uma reserva estratégica para garantia da sustentabilidade hídrica da maioria das comunidades e empreendimentos rurais no semi-árido nordestino.

O estudo de potencial ofertado pela Funceme tem como objetivo melhorar a compreensão do funcionamento hidrológico deste tipo de aquífero e elaborar metodologias de monitoramento e avaliação dos riscos ligados à super-explotação maciça, disse o gerente do Depto. de Recursos Hídricos, Porfírio Sales Neto.

O serviço visa ainda desenvolver e usar ferramentas de simulação, de modo a permitir a previsão de impacto dos modos de explotação e de gestão, e de quantificar os riscos que pesam no recurso em termos de quantidade e qualidade.

Outra aplicação do estudo se dá na avaliação das estratégias de gestão coletiva dos recursos hídricos subterrâneos, adaptados às limitações físicas, bem como aos objetivos econômicos dos usuários.

O próximo seminário "Áreas de Atuação da Funceme e sua contribuição à sociedade cearense" será realizado hoje, em Sobral, às 14h, no auditório de Ciências Humanas da UVA.

Serão apresentados os Sistemas de Suporte à Agricultura, que incluem o Modelo de umidade do solo para atividades agrícolas, usado no programa Hora de Plantar, um programa de computador (software) que calcula a probabilidade de lucro numa safra agrícola e o Sistema de Informações Meteorológicas para Irrigação (Simic).

O software que calcula lucro e o Simic estão na Internet em http://www.funceme.br


Data: 23/11/2006