topo_cabecalho
Portal Domínio Público aumenta seu acervo

Atualmente, o portal tem um acervo de 25.875 obras, nos formatos de texto, som, imagem e vídeos, e capacidade para cadastrar 1,5 mil novas obras mensalmente

O Portal Domínio Público, administrado pelo Departamento de Infra-Estrutura Tecnológica (Ditec), da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), terá sua capacidade duplicada no próximo ano e também colocará à disposição dos interessados as obras raras do acervo da Biblioteca da Universidade de Brasília (UnB).

Atualmente, o portal tem um acervo de 25.875 obras, nos formatos de texto, som, imagem e vídeos, e capacidade para cadastrar 1,5 mil novas obras mensalmente.

Nesta quinta-feira, 23, os técnicos que trabalham na administração do portal reuniram-se com funcionários da Biblioteca da UnB para detalhar a organização do trabalho. Com a digitalização dessas obras, além da maior divulgação das mesmas, outro importante objetivo será atingido: a preservação de obras raras.

No próximo ano, o Domínio Público também contará com o conteúdo do Projeto Gutemberg <http://www.gutenberg.org/wiki/Main_Page> - primeira biblioteca virtual gratuita do mundo - que possui um acervo de 19 mil obras da literatura mundial.

Outra importante fonte de pesquisa é o banco de teses e dissertações da Capes. Já existem mais de duas mil teses e dissertações cadastradas no Domínio Público.

Segundo o diretor do Ditec, Espartaco Madureira, o cadastro do acervo da Capes é uma das principais atividades desenvolvidas já que, desde janeiro deste ano, a divulgação do conteúdo completo dos trabalhos de mestres e doutores bolsistas da Capes passou a ser obrigatória.

"E, em breve, será colocado no portal o livro Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa", anunciou.

Histórico - O Portal Domínio Público foi criado em novembro de 2004, com acervo inicial de 500 obras. No primeiro mês de funcionamento recebeu 60.289 acessos e, desde março deste ano, o volume mensal de acessos triplicou.

Em agosto, foram registradas 404.591 visitas, o maior número até agora. De novembro de 2004 até o mês passado, o portal recebeu mais de 2,5 milhões de acessos.

Entre as obras mais consultadas estão A Divina Comédia, de Dante Alighieri, com 44.460 acessos; A Comédia dos Erros, de William Shakespeare, com 17.507 acessos; e A Cartomante, de Machado de Assis, que já teve mais de 15 mil acessos.


Data: 24/11/2006