Instituto de Estudos Avançados em Comunicações assina convênio com a UFERSA

Parceria foi firmada na última sexta-feira na sede do IECOM , na UFCG

Foi assinado na tarde da última sexta-feira, 24, um convênio entre o Instituto de Estudos Avançados em Comunicações (IECOM) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), da cidade de Mossoró, RN. O convênio foi assinado na sede do IECOM, no campus da UFCG em Campina Grande, pelo presidente do instituto, Marcelo Sampaio de Alencar, e pelo vice-reitor da UFERSA, Francisco Xavier de Oliveira Filho. De acordo com o professor Marcelo Alencar, a parceria já envolve o desenvolvimento de um projeto conjunto, na área de plataforma de simulação de redes celulares, e prevê a publicação de livros sobre comunicações e redes ópticas. Antes do evento, a comitiva da UFERSA, acompanhada por integrantes do instituto, fez uma visita de cortesia ao reitor da UFCG, Thompson Mariz.

O professor Marcelo se mostrou satisfeito com a assinatura o convênio, pois, “com ele, o IECOM dá prosseguimento à sua missão institucional, que inclui a realização de estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia e a produção e divulgação de conhecimentos científicos”, finalizou.

Em breve discurso, o professor Xavier disse se sentir “em casa”, já que cursou seu mestrado em Sistemas de Computação na UFCG, “de onde guardo tão boas lembranças”. Ele considera de grande importância, para a consolidação da UFERSA, a firmação de parcerias desta natureza.

Criada em julho do ano passado, a UFERSA teve sua origem na Escola Superior de Agricultura de Mossoró, fundada em 1967. A universidade oferece atualmente oito cursos de graduação, além de três cursos de mestrado e um de doutorado.

O IECOM é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, com sede em Campina Grande, que tem como objetivos, dentre outras coisas, a promoção da cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico, principalmente no tocante à ciência e tecnologia nacionais e, em particular, em relação às telecomunicações no País; a promoção gratuita da educação em ciência e tecnologia; a defesa, preservação e conservação do meio ambiente e promoção do desenvolvimento sustentável, principalmente em relação aos aspectos de compatibilidade e efeitos da radiação eletromagnética; o incentivo ao voluntariado e à inserção dos estudantes no mercado de trabalho, com oferta de estágios e fomento ao primeiro emprego para os alunos; estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologia, produção e divulgação de  informações e conhecimentos técnicos e científicos.

Legenda: O vice-reitor da UFERSA, Francisco Xavier (à esq.), cumprimenta o professor Marcelo Sampaio, presidente do IECOM.

Data: 27/11/2006