topo_cabecalho
França inaugura o maior complexo do mundo de estudo do cérebro

A França inaugurou na sexta-feira, 24, o maior complexo do mundo totalmente dedicado ao estudo do cérebro, a plataforma NeuroSpin, que permitirá estudar as doenças do sistema nervoso, bem como progredir as interfaces entre homem e computador.

O centro de imagens médicas, dedicado ao estudo do cérebro, radicado em Saclay (região parisiense), foi inaugurado pelo primeiro-ministro Dominique de Villepin. Sua exploração começará em janeiro de 2007.

"Graças às novas técnicas desenvolvidas, poderemos superar as fronteiras do conhecimento e do funcionamento do cérebro. É um dos grandes desafios científicos do nosso século", disse Villepin.

A unidade clínica e o laboratório de pesquisa fundamental do NeuroSpin permitirá aos cientistas trabalharem com doenças do sistema nervoso (esclerose múltipla), anomalias de desenvolvimento intelectual, problemas psiquiátricos (esquizofrenia, depressão) e envelhecimento cerebral (mal de Alzheimer).

O projeto representa o investimento de 51 milhões de euros, financiados por parceria franco-alemã. Cerca de 150 cientistas --das áreas da neurociência, imagens médicas e física nuclear-- trabalharão nos laboratórios do local.

Sua arquitetura futurista evoca o sinal das ondas senoidais emitidas pelo cérebro.


Data: 27/11/2006