UFCG vai realizar congresso internacional em 2007

Laboratório de Dessalinização da universidade organiza o evento, que reunirá pesquisadores da área de membranas poliméricas

A cidade de Campina Grande, PB, vai sediar, de 8 a 11 de julho de 2007, o VI Congresso Ibero-Americano de Ciência e Tecnologia de Membranas (CITEM 2007). O evento, que reunirá pesquisadores e profissionais de vários países, está sendo organizado pelo Laboratório de Referência em Dessalinização (LABDES) da UFCG, em parceria com a Coordenação dos Programas de Pós-graduação de Engenharia (COPPE) da UFRJ. O CITEM 2007 será realizado no Centro de Convenções Raymundo Asfóra, no Garden Hotel. A última edição do congresso foi no ano passado, na cidade de Valência, na Espanha.

Segundo o presidente do Comitê Organizador do evento, professor Kepler França, da Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG, além da discussão dos avanços mais recentes na área e do intercâmbio entre seus participantes, também está prevista a exposição de equipamentos e serviços e a retomada da Escola Latino-Americana de Membranas (ELAM), que visa à atualização de profissionais e à apresentação de aplicações industriais, incentivando-se também a inscrição de estudantes.

Ele informa ainda que os interessados em participar do Congresso devem enviar os resumos dos trabalhos até o próximo dia 15 de dezembro, com a divulgação dos resumos aceitos acontecendo no dia 15 de fevereiro de 2007. O prazo para o envio dos trabalhos completos é o dia 16 de abril de 2007 e a divulgação dos trabalhos aceitos será feita no dia 18 de maio de 2007.

As membranas poliméricas são películas de material plástico em forma de chapas planas ou micro-tubos (fibras ocas), capazes de solucionar problemas técnicos e baratear muitos processos essenciais para a indústria. As membranas também têm aplicações nas áreas de saúde e meio ambiente, como na hemodiálise e na dessalinização da água do mar, apresentando grande vantagem em relação aos processos tradicionais, como a destilação, evaporação e criogenia, pois consome bem menos energia.

Tecnologia subaproveitada

“A tecnologia das membranas é pouco usada no país, em parte por conservadorismo, mas também por ignorância”, diz o professor Claudio Habert, do Programa de Engenharia Química da COPPE. “Os empresários imaginam logo que deve ser caro e preferem usar técnicas que já conhecem”, completa. “Basta tomar o exemplo do processo de dessalinização para ver como as membranas podem ser uma técnica barata. Enquanto a destilação consome 43,3 KWh por metro cúbico de água, e a eletrodiálise 16,5, a osmose inversa por membrana consome apenas 8,0 Kwh”.

LABDES

O LABDES é um órgão vinculado à Unidade Acadêmica de Engenharia Química da UFCG, onde foi implantado através da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) do Ministério do Meio Ambiente (MMA). O laboratório tem coordenado tecnicamente o Programa Nacional de Dessalinização da SRH/MMA, sendo responsável pelo projeto e implantação de sistemas de dessalinização via osmose inversa, para atender a pequenas e médias comunidades de vários estados do Nordeste.

Outras informações podem ser obtidas na página do evento: www.citem2007.com.br.

Data: 28/11/2006