topo_cabecalho
Portal do Sistema Brasileiro de Museus

Espaço contribuirá para a comunicação entre instituições que atuam no setor, além de abrigar documentos e informações importantes

Nesta quarta-feira, dia 29 de novembro, às 18h, será lançado o Portal do Sistema Brasileiro de Museus (SBM) (http://www.museus.gov.br). A solenidade acontecerá no Salão Portinari do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (Rua da Imprensa, nº 16, Centro).

A ação, coordenada pelo Departamento de Museus e Centros Culturais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Demu/Iphan), é resultado da parceria entre os Ministérios da Cultura do Brasil e da Espanha e a Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI).

O Site do SBM funcionará como uma rede ampla e diversificada de parceiros, que contribuirá para a comunicação entre os museus, sistemas e redes locais, escolas, universidades e entidades que atuam no campo museológico. O Portal abrigará o Cadastro Nacional de Museus, os relatórios do Observatório de Museus, as legislações da área, informações sobre eventos e oficinas, dentre outros assuntos de interesse do setor.

Instituído pelo Decreto nº 5.264/2004, o SBM tem como objetivo melhorar a organização, gestão e desenvolvimento dos museus e dos processos museológicos do país, bem como valorizar saberes e fazeres específicos do campo museal.

Na ocasião, também será comemorado o lançamento do livro Há uma gota de sangue em cada museu, de Mário Chagas, professor, poeta, sociólogo, museólogo e coordenador técnico do Demu/Iphan.

A obra trata de questões referentes às propostas e pensamentos museológicos de Mário de Andrade, aliadas ao entendimento de que a gota de sangue é gota de humanidade e sinal de historicidade presente nos museus.

Lançado pela editora Argos, o livro pode ser adquirido no seguinte endereço eletrônico: http://www.unochapeco.edu.br/argos.

Outras informações: (61) 3414-6234 e demu@iphan.gov.br


Data: 28/11/2006