UFCG participa do Salão Nacional dos Territórios Rurais

Evento acontece em Brasília até a próxima sexta-feira

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT) realiza até o dia 1º de dezembro no hotel Bay Park, em Brasília, o Salão Nacional dos Territórios Rurais, cujos objetivos são apresentar o tema do desenvolvimento territorial, materializado em múltiplos eventos e intercâmbios de experiências que valorizem a ação dos atores sociais, destacando-se as boas práticas representativas da diversidade dos territórios rurais; bem como, apresentar e debater as políticas públicas, implementadas por meio de programas ou projetos que possam ser estendidos e/ou melhor utilizados nos territórios rurais.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está presente no evento por meio do curso de Especialização em Desenvolvimento Rural Sustentável e do Projeto Universidade Camponesa, tendo como representantes os professores Ramonildes Alves Gomes e Márcio Caniello, respectivamente, ambos da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais, do Centro de Humanidades.

Participam do evento gestores públicos, representantes dos colegiados territoriais, dos movimentos sociais, de organizações governamentais e não-governamentais, de organismos internacionais, pesquisadores, atores sociais envolvidos com a agricultura familiar e a reforma agrária, dentre muitos outros.

Mais informações sobre o Salão Nacional dos Territórios Rurais podem ser obtidas pelo telefone (61) 3037-3000, no sítio eletrônico www.territorios.org.br ou, ainda, pelo e-mail salaodosterritorios@mda.gov.br.

Veja a programação do evento

29 de novembro de 2006

9h – Solenidade de abertura, com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel
11h – Conferência inaugural com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro
14h30min – Apresentação das Boas Práticas Territoriais e Oficinas de Políticas Públicas
18h – Palestra: “Brasil Rural: cultura, identidade e desenvolvimento”
20h30min – Programação Cultural

30 de novembro de 2006

9h às 17h30min – Apresentação das Boas Práticas Territoriais e Oficinas de Políticas Públicas
18h – Painel: “Comunidades do Alimento, Gastronomia e Sustentabilidade” – presidente da Fundação Slow Food (Itália), Piero Sardo
19h30min – Jantar “Sabores dos Territórios”
20h30min – Programação Cultural

1º de dezembro de 2006

8h30min –  Encontro Nacional dos Colegiados Territoriais, Seminário “Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial”, Seminários promovidos por parceiros.
14h – Plenária geral
16h – Solenidade de encerramento.

Data: 29/11/2006