Alunos do Programa Educação do Servidor são classificados no Vestibular

Os cinco concluintes que se inscreveram na 1°etapa tiveram êxito

O resultado da primeira etapa do Vestibular 2007 da UFCG antecipou as comemorações dos concluintes do Programa Educação do Servidor da instituição. Os cinco alunos que se submeteram ao processo seletivo para a graduação foram classificados para a próxima etapa do concurso. O aproveitamento de 100% nesta primeira etapa traduz apenas uma parte da seriedade com que os técnico-administrativos encararam a oportunidade e o desafio de retomar, em meio à rotina de trabalho, o processo de educação escolar e o comprometimento da UFCG que, em parceria com Serviço Social da Indústria (SESI), desenvolveu um projeto de qualidade e sem caráter corporativista.

Objetivando a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento da cidadania, o Programa Educação do Servidor foi implantado na UFCG, em parceria com o SESI, em 1999 e atualmente contempla 26 servidores, dos quais 18 estão concluindo o ensino médio este mês. Em sua maioria, começaram a participar na 2º fase do ensino fundamental. “O que era encarado como oportunidade de ascensão funcional, com a conseqüente melhoria salarial a cada grau de escolaridade completado, foi se tornando motivo de orgulho e motivação para novos projetos”, disse Rivanete Diniz, coordenadora do Setor de Treinamento e Aperfeiçoamento, que gerencia o programa na instituição. O programa tem coordenação geral do SESI e atende, na unidade do Distrito Industrial, 700 alunos.

“O resultado enobrece os 18 concluintes e serve de incentivo aos demais servidores para ingressarem ou retornarem ao Programa”, comentou Rivanete. “O nosso setor tem se realizado à cada conquista advinda nestes sete anos de trabalho desprendido, com a educação dos nossos servidores. Eles são vitoriosos, merecem o reconhecimento dos colegas de trabalho, dos familiares e da sociedade”, completou.

A coordenadora pedagógica do SESI, Carmem Sandra Almeida, salientou que a conquista da turma UFCG é histórica e envaidece a unidade João Rique Ferreira (SESI Distrito Industrial), ampliando a credibilidade no ensino supletivo e a importância do Programa nas organizações. “A UFCG pode ser considerada um diferencial no quesito motivação. A dinâmica do campus faz com que muitos dos servidores focalizem as salas de aula da universidade. Um companheiro de trabalho, um aluno ou professor são referenciais”, disse. Ela destaca os baixos índices de evasão e da alta taxa de retorno às aulas “graças a um trabalho de sensibilização e motivação constante junto a eles, realizado na UFCG”.

Quinteto de vovôs

Unânimes ao falar da alegria em concluir o ensino médio e, em especial, terem sido classificados no Vestibular 2007, concorrendo com adolescentes bem preparados por cursinhos e escolas particulares, os servidores fizeram questão de frisar a condição de avós - como representação da idade de cada um.

A escolha das opções para a graduação foi balizada pela experiência funcional ou pelo núcleo institucional ao qual estão inseridos. Edmilson Julião e Ivo dos Santos, lotados na Prefeitura Universitária, optaram por Engenharia Civil; Maria do Socorro Silva (Secretaria de Recursos Humanos) e Helena Ferreira (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho) estão fazendo para Serviço Social e a sindicalista Maria José Gomes (Centro de Humanidades) concorre a uma das vagas de Ciências Sociais.

Frases como “Sinto-me mais valorizada, qualificada, e como novos horizontes” (Maria); “Sou feliz e vitoriosa. Estou recompensada pelo esforço” (Helena); “Orgulho-me por ter agarrado com unhas e dentes a oportunidade” (Edmilson); “Muito alegre pelo sonho se realizando, mas triste pelos que desistiram” (Socorro); e “No início perspectivas, hoje certezas e objetivos” (Ivo), somam-se aos agradecimentos e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo setor de Treinamento e Aperfeiçoamento da UFCG, juntamente com o SESI.

Data: 01/12/2006