topo_cabecalho
Inaugurado núcleo de pesquisa de combate à desertificação no Piauí

Objetivo é realizar estudos sobre o fenômeno da desertificação, além de testar tecnologias para o controle do processo de degradação de terras e de recuperação de áreas degradadas

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, inaugurou, na última terça-feira (28), o primeiro Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas e Combate à Desertificação (Nuperade), no município de Gilbués (PI).

Segundo notícia divulgada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), a sede do núcleo foi construída com recursos do próprio órgão ao custo de R$ 100 mil.

O objetivo é realizar estudos sobre o fenômeno da desertificação, além de testar tecnologias para o controle do processo de degradação de terras e de recuperação de áreas degradadas.

"As experiências aqui processadas serão levadas para outras regiões com os mesmos problemas de desertificação", ressaltou a ministra.

A exploração de diamante, a extensão da pecuária, a agricultura sem os devidos cuidados com a preservação do solo são apontadas pelo MMA como as principais causas da desertificação em Gilbués, que atinge também mais 14 municípios da região.

Ainda de acordo com o MMA, o Nuperade integra as ações do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação e Mitigação dos Efeitos da Seca (Pan-Brasil).

Para obter mais informações, acesse o site http://www.mma.gov.br.


Data: 01/12/2006