Programação especial para alunos novatos na UFCG

Atividades foram encerradas com inauguração da nova sede da UAME

Os alunos que estão ingressando na UFCG foram recepcionados nesta segunda-feira, 4, com uma programação especial, organizada pelas diretorias dos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), do campus Campina Grande. "É uma forma dos alunos conhecerem melhor a estrutura do seu futuro local de estudos e prepará-los para um novo hábito de vida", disse diretor do CCT, Bráulio Maia.

A programação, que incluiu palestras e atividades nas unidades acadêmicas, teve início às 8h, com abertura solene realizada pelo reitor Thompson Mariz, no Centro de Extensão. Às 14h, dirigentes, professores, funcionários e estudantes da universidade assistiram à Aula Magna (foto), ministrada pelo deputado federal Luiz Couto, que teve como tema central O poder da palavra. A programação foi encerrada à noite com a inauguração das novas instalações da Unidade Acadêmica de Matemática e Estatística (UAME), no Bloco CY.

Durante a Aula Magna, o deputado Luiz Couto afirmou que “é grande o poder da palavra, seja para o bem ou para o mal”. “Com palavras podemos destruir o trabalho de uma vida inteira, mas também podemos ajudar a erguer um novo país, seja lutando contra a corrupção e as injustiças, seja promovendo a inclusão social, através do conhecimento”. Citando Gonzaguinha, o deputado finalizou: “Só uma palavra me devora, aquela que meu coração não diz. Sejamos homens e mulheres de palavra”.

Em sua fala, o reitor Thompson Mariz fez um agradecimento público ao deputado Luiz Couto, em reconhecimento ao trabalho por ele desenvolvido, em Brasília, em benefício da UFCG. “São inúmeras as obras realizadas nesta universidade graças às emendas parlamentares encaminhadas pelo ilustre deputado, que sempre nos recebeu tão bem”.

Inauguração da UAME

Dezenas de pessoas, entre dirigentes, professores, funcionários e alunos, prestigiaram no início da noite a inauguração das novas instalações da UAME. Em sintonia com o clima de festa, o diretor Bráulio Maia fez um discurso descontraído, arrancando risos dos presentes com comentários bem-humorados sobre cada um dos professores da unidade acadêmica. Ele traçou detalhes sobre o processo de construção do novo prédio, ressaltando as dificuldades encontradas e o apoio dado pela Administração Central, em especial o reitor Thompson Mariz, “cuja busca incessante por recursos foi fundamental para a conclusão das novas instalações”, afirmou.

O chefe da UAME, Jaime Barbosa, lembrou que o prédio “é fruto de um sonho, realizado com a participação de muita gente”, enquanto que o vice-reitor da UEPB, Aldo Maciel, enalteceu o curso de Matemática da UFCG, “reconhecido internacionalmente pela sua excelência, e cuja criação tive o privilégio de presenciar”.

Em breve discurso, o reitor enalteceu o trabalho desenvolvido pelos profissionais que compõem a UAME, cuja qualificação fez com que passasse, de prestadora de serviços a outras unidades acadêmicas, a centro de pesquisas e estudos, “e que, por isso, fez por merecer esse espaço”.

Data: 05/12/2006