Universitários promovem inclusão social em comunidades populares

Criar espaços de autonomia e protagonismo aos estudantes de origem popular nas universidades brasileiras é a meta do programa Conexões de Saberes. As experiências relatadas durante o Seminário Diferentes Diferenças: Caminho de uma Educação de Qualidade para Todos indicam que, além de promover a discussão sobre o acesso e a permanência do estudante de origem popular na universidade pública, as ações promovem o aprendizado e o desenvolvimento de jovens de comunidades populares.

Na região metropolitana de Vitória, as ações dos bolsistas do programa alcançam 200 jovens em 12 cursos pré-vestibulares gratuitos. O diferencial desses cursos é a inserção da disciplina Direitos Humanos e Cidadania que também oferece formação política.

O programa Conexões Saúde, desenvolvido por bolsistas da área biomédica consiste em ações preventivas em saúde bucal, doenças degenerativas e combate à dengue. A cada 15 dias, 87 bolsistas e 82 voluntários, entre professores e alunos, atendem 500 pessoas e distribuem cartilhas sobre higiene e saúde bucal, além de kits odontológicos com pasta, escova e fio dental.

Universidade na escola

A maior contribuição dos estudantes bolsistas do Conexão de Saberes da Universidade Federal do Espírito Santo está nas ações desenvolvidas em escolas de ensino fundamental e médio das periferias. Por meio de oficinas nos finais de semana, as crianças e adolescentes de escolas públicas entram em contato com a arte do cinema, da fotografia e o encanto da história em quadrinhos.

Criadas sobre o tema direitos humanos, as histórias abordam a violência, o preconceito racial e a discriminação. Aulas de xadrez, informática, dança e futebol de salão também são ministradas pelos universitários bolsistas, que atuam conforme sua área de formação.

Segundo a bolsista Simoni de Cássia Christt, o que mais atinge os jovens são as palestras e o primeiro contato com a universidade. “Eu estudei em escolas públicas e ninguém falava sobre universidade e direitos humanos. Hoje, eu retorno para minha comunidade e vejo jovens debatendo sobre esses assuntos”, diz Simoni.

O programa Conexões de Saberes está presente em 31 universidades e 1.142 alunos bolsistas desenvolvem atividades de inclusão social em comunidades da periferia de centros urbanos.

Data: 05/12/2006