Computação e Informação Quântica serão tema de workshop na UFCG

|WECIQ2007 > será realizado no próximo ano

De 29 a 31 de outubro de 2007, a UFCG estará sediando o 2º Workshop-Escola de Computação e Informação Quântica - |WECIQ2007 >. O evento tem caráter nacional e está sendo promovido pelo Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (IQUANTA), da UFCG, campus Campina Grande.

Segundo o coordenador do workshop, professor Bernardo Lula Júnior, do Departamento de Sistema e Computação (DSC) da universidade, o evento tem por objetivo incrementar o desenvolvimento da Computação e Informação Quântica no Brasil. “Vamos ampliar o intercâmbio entre professores, pesquisadores, estudantes, engenheiros, empresas, universidades, centros de pesquisas e empresas do setor de telecomunicações e de informática, além de divulgar a produção técnico-científica nacional, atualizando estudantes, docentes, pesquisadores e profissionais na área”, afirmou.

Estão programadas 18 sessões técnicas para apresentação de artigos, 5 minicursos, 6 palestras com convidados de renome, apresentação de trabalhos em forma de pôsteres, além de exposição de sistemas computacionais e de comunicações e painéis de empresas.

IQUANTA

O Instituto de Estudos em Computação e Informação Quântica (IQUANTA) foi criado na UFCG pelos departamentos de Sistema e Computação (DSC), Engenharia Elétrica (DEE) e Física (DF) com a missão de organizar, apoiar e estimular iniciativas e atividades com respeito ao ensino e a pesquisa na área da Computação e da Informação Quântica.

A assessora de relações públicas do DSC, Josenita Araújo, explica que a Mecânica Quântica é a teoria de maior sucesso na história da ciência. “Suas aplicações (lasers, supercondutores, energia atômica, etc.) já repercutem de forma considerável em diversos setores da sociedade. Nesta teoria se encontram os fundamentos que permitem o surgimento da nanotecnologia e o desenvolvimento de novas tecnologias de sistemas de comunicação e de processamento da informação”. Ela diz ainda que o uso de propriedades físicas para prover segurança nas comunicações (inviolabilidade da transmissão) e resolver problemas considerados intratáveis pela tecnologia de processadores atuais, sinaliza promissoramente para um vasto campo de pesquisa, tanto teórica quanto aplicada, sobre os efeitos quânticos e suas aplicações nas comunicações e na computação.

Outras informações podem ser obtidas na página http://www.dsc.ufcg.edu.br/~iquanta/weciq2007/

Data: 06/12/2006