topo_cabecalho
Nasa anuncia planos de erguer base na Lua

A Nasa anunciou que planeja iniciar a construção de base permanente na Lua, depois que forem retomados os vôos tripulados para lá, agendados para 2020.

A base, que provavelmente será construída no pólo sul do satélite natural da Terra, deve servir como ponto de apoio para vôos tripulados para Marte.

A escolha do pólo como local para a base é devida às temperaturas mais amenas e por causa da maior exposição à luz do sol, vital para a geração de energia.

Os fundos para custear a operação seriam transferidos do projeto dos ônibus espaciais, que devem ser desativados em 2010. Anualmente, a Nasa recebe cerca de US$ 16 bilhões (aproximadamente R$ 34,7 bilhões).

A Nasa ainda não determinou como será a estrutura da base, quais seriam os afazeres dos astronautas nem uma data para o início das suas operações.

Reservas

Os cientistas acreditam que os pólos lunares contenham reservas de hidrogênio, gelo e outros materiais que poderiam ser usados na manutenção da base e na sobrevivência dos astronautas.

Os EUA já anunciara planos para desenvolver nova espaçonave para fazer vôos tripulados à lua, suspensos desde 1972, quando a nave Apollo fez sua última missão. Um sistema de comunicações entre a Terra e a Lua também deve ser desenvolvido.

A Nasa não planeja, no entanto, bancar o projeto sozinha. Os Estados Unidos querem procurar países e empresas que estejam interessados em participar do plano e eventualmente fornecer equipamentos de geração de energia, alojamento dos astronautas e transporte na superfície lunar.

Até hoje, 13 países e a Agência Espacial Européia trabalham como parceiros da Nasa no projeto chamado Estratégia de Exploração Global.

Em agosto passado, a agência anunciou que a empresa americana Martin Lockheed faria parte da construção de uma espaçonave para levar passageiros à Lua.


Data: 06/12/2006