Espacial lança anúncio para pesquisas em "gravidade zero"

Os pesquisadores brasileiros interessados em realizar pesquisas em microgravidade já podem se candidatar junto à Agência Espacial Brasileira: estão abertas as inscrições para o envio de experimentos em vôo suborbital - foguete de sondagem VSB-30 -, e em vôo orbital - Estação Espacial Internacional (ISS)

Para participar, os cientistas devem observar as informações contidas no Anúncio de Oportunidades do Programa Microgravidade, disponível do endereço http://www.aeb.gov.br.

As propostas serão julgadas por uma comissão formada por representantes da AEB, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCT), do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE/CTA) e da Academia Brasileira de Ciências (ABC).

Entre os critérios de seleção estão o mérito científico e tecnológico, equipe envolvida, viabilidade técnica e compatibilização de cronogramas entre o desenvolvimento do experimento e a realização do vôo. O prazo para envio das propostas é até 20 de março de 2007.

Microgravidade

Pesquisas conduzidas no ambiente espacial são capazes de revelar comportamentos 'mascarados" pela gravidade terrestre e constituem, desta forma, um meio de aumentar o conhecimento sobre processos físicos, químicos e biológicos.

No Brasil, os estudos em "gravidade zero" tem acontecido desde a década de 60. O vôo mais recente com foguetes de sondagem ocorreu em 2002, na Operação Cumã, quando um VS-30 foi lançado do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão, estando programado um vôo do foguete VSB-30 para o primeiro semestre de 2007.

Data: 07/12/2006