topo_cabecalho
Curso de Engenharia Elétrica da UFCG participa de Programa do Setor Educacional do Mercosul

O curso de graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, irá participar do processo experimental de credenciamento de Cursos de Engenharia do Mercosul, para o reconhecimento de títulos de graduação universitária nos países integrantes do Bloco. Esta semana uma Comissão Internacional de Avaliação, formada por quatro profissionais - professor Renato Carlson, da UFSC, representando o Brasil, e que preside a Comissão, a técnica Francisca Zenaide, representante da SESu-MEC, e os professores Vicente Mut, da Argentina, e Álvaro Giusto, do Uruguai. Amanhã, sexta-feira, 7, eles serão recebidos pelo Reitor Thompson Fernandes Mariz, às 16h30, quando darão um informe oral sobre a visita. Ontem, quarta-feira, 5, eles conversaram com o Vice-Reitor José Edílson Amorim e, na terça-feira, quando chegaram, foram recebidos pelo Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, professor Benedito Guimarães de Aguiar Neto, que traçou um perfil geral da Universidade, com maior ênfase às atividades do Centro.

O programa da visita dos avaliadores tem agendadas reuniões com a chefia do Departamento de Engenharia Elétrica - DEE, com a Coordenação dos cursos de graduação e pós-graduação de Engenharia Elétrica, com professores, funcionários e estudantes, com egressos do curso e empregadores dos egressos, além de visitas às instalações físicas do Departamento e do curso, aos laboratórios, auditório e salas onde são ministradas aulas para os estudantes.

No convite formulado pelo MEC à UFCG para que participasse através do curso de Engenharia Elétrica, o Secretário de Educação Superior esclarece que farão parte do processo experimental na área de Engenharia seis cursos de universidades brasileiras, localizados em diferentes regiões do país, "cuja qualidade está ratificada pelas avaliações já realizadas pelo MEC/INEP/SESu?. São dois cursos de Engenharia Elétrica (UFCG e UNESP-Ilha Solteira), dois cursos de Engenharia Química (Unicamp e PUC-Rio) e dois cursos de Engenharia Mecânica (UFRJ e UFU-Uberlândia).

A implementação do Mecanismo Experimental de Credenciamento - Mecanismo Experimental de Acreditación (MEXA) é uma das metas do Plano Estratégico 2001-2005 do Setor Educacional do Mercosul, integrado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, com a adesão de Bolívia e Chile. O principal objetivo do Mecanismo é contribuir para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação dos países do Mercosul, sendo seu âmbito de atuação estritamente acadêmico.

Veja os detalhes da participação da UFCG no Programa do Setor Educacional do Mercosul

No ano passado, o Coordenador do curso de graduação em Engenharia Elétrica, professor Mário Araújo Filho, por indicação da Chefia do DEE à Reitoria da UFCG, participou de reunião na Secretaria de Educação Superior (SESu) do MEC, em Brasília, juntamente com os demais representantes dos cursos envolvidos, para discutir os procedimentos do Mecanismo Experimental de Credenciamento Mercosul.

Como parte dessa ação, foi deflagrado um processo de auto-avaliação do curso de graduação em Engenharia Elétrica, que entregou ao MEC os resultados da auto-avaliação e um informe institucional relativo à UFCG. Assim sendo, ficou estabelecido que o curso de Engenharia Elétrica, receberia a visita de um comitê integrado por três professores especialistas de países do âmbito do Mercosul, sendo um deles brasileiro, e uma técnica do MEC, com o objetivo de promover a avaliação do curso, como forma de testar o instrumento de avaliação elaborado para esse fim. Após as avaliações da fase experimental, realizadas nas Universidades dos países do Mercosul, serão feitos os devidos ajustes no mecanismo experimental, para posterior definição, pela Reunião de Ministros da Educação do Mercosul, de sua aplicação efetiva, segundo o MEC.

Para o professor Mário Araújo, o convite do MEC para que o curso participe do Mecanismo Experimental de Credenciamento Mercosul é "extremamente honroso para os que fazem o curso, seus docentes, alunos e funcionários, representando uma distinção para a Engenharia Elétrica de Campina Grande. O desempenho do nosso curso em seis anos de aplicação do Provão e nas avaliações externas realizadas pelo MEC, é que nos credenciaram a participar de um processo dessa importância", avaliou o Coordenador. A graduação tem conceito A do MEC, e a pós-graduação é reconhecida pelo "excelente desempenho, sendo referência nacional", comentou.

Segundo o professor Mário Araújo Filho, embora o processo não conduza, de imediato, ao credenciamento formal, o curso de Engenharia Elétrica da UFCG poderá vir a obter o "selo de qualidade Mercosul", destacando a graduação em Engenharia Elétrica não apenas no plano nacional, mas também no âmbito do Continente. A SESu assegurou que os cursos participantes do Mecanismo Experimental terão prioridade nos programas de mobilidade acadêmica (intercâmbio de alunos e professores) e outras modalidades de cooperação entre as universidades dos países do Mercosul. Além de Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, associaram-se também á iniciativa o Chile e a Bolívia.

O professor Mário disse que o êxito do Curso no processo - que se dará em prazos muito curtos - depende, muito fortemente, do apoio e do compromisso institucional, bem como do envolvimento dos integrantes da unidade acadêmica de Engenharia Elétrica com os procedimentos de auto-avaliação. "Temos certeza de que contaremos com o apoio decisivo da Reitoria da UFCG, da Pró-Reitoria de Graduação e dos demais órgãos vinculados à administração superior, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) e unidades acadêmicas que apóiam o Curso, com o Departamento de Engenharia Elétrica (DEE) e com a ativa participação dos professores, estudantes e servidores técnico-administrativos", finalizou Mário Araújo Filho.
 
Legenda: A Comissão Internacional conversou sobre a participação do curso de graduação de Engenharia Elétrica no Programa Educacional do Mercosul. Eles foram recebidos pelo Diretor do CCT, professor Benedito Aguiar (centro).


Data: 06/10/2005