Estudo científico premiado desperta interesse da indústria

Uma das três melhores teses premiadas pela Capes/MEC chamou a atenção de uma indústria do setor de alimentos

A empresa está interessada no sistema desenvolvido pelo engenheiro químico Cláudio Patrício Ribeiro Júnior, da Universidade Federal do Rio Janeiro (UFRJ), capaz de concentrar o suco de laranja sem prejuízo do sabor e do aroma. O pesquisador foi um dos ganhadores do Grande Prêmio Capes de Tese deste ano. A aproximação da indústria com a academia é uma das prioridades da política de ciência e tecnologia do governo federal.

Nesta quinta-feira, 7, a Capes e da Fundação Conrado Wessel (FCW) entregaram prêmio de 15 mil dólares a cada um dos três doutores vencedores. Além do engenheiro químico, foram premiados o doutor em clínica médica, Cláudio Teodoro de Souza, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e a historiadora Maraliz de Castro Vieira, também da Unicamp.

"É um reconhecimento. Com esse dinheiro e com o interesse da indústria quero acelerar o meu trabalho de pesquisa", disse Cláudio Júnior.

O presidente da Capes, Jorge Guimarães, destacou a importância da parceria entre a agência e Fundação. Segundo ele, a Conrado Wessel já tem uma tradição em premiar cientistas consagrados e agora reconhece o trabalho de recém-doutores.

"Criamos este prêmio para incentivar e reconhecer o trabalho desses jovens. E já temos resultados importantes como essa aproximação da indústria com a pesquisa", ressaltou.

A Fundação Conrado Wessel distribui, anualmente, mais de R$ 1 milhão com o Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura. "A parceria com a Capes permitirá que a nossa atuação seja ampliada, contribuindo para o desenvolvimento da pesquisa e para o aperfeiçoamento profissional de nossos cientistas", destacou o diretor-presidente da FCW, Américo Fialdini Jr.

De acordo com o diretor da FCW, José Caricatti, existe uma convergência de interesses entre as duas instituições. "Tanto a Capes quanto a FCW buscam incentivar a ciência, a pesquisa e a arte no Brasil. Acreditamos que os novos doutores homenageados pela Capes, hoje, serão personalidades de reconhecimento nacional no futuro", garante.

O diretor acredita que a oportunidade de prestigiar os novos doutores é um complemento para as atividades da Fundação. A intenção da FCW é reunir o material sobre as três teses condecoradas em uma publicação.

Premiados

Os três autores das melhores teses de 2005 também receberam uma bolsa da Capes de pós-doutorado no exterior, medalha e diploma. Escolhidos entre 228 trabalhos de doutorado de todo o país, os estudos dos três pesquisadores foram considerados pela comissão julgadora, de extrema importância para o desenvolvimento do país.

Cláudio Teodoro de Souza, do programa de pós-graduação em clínica médica da Unicamp, patenteou uma nova substância que promete mudar o combate da diabetes tipo 2. A ação da proteína PGC-1alfa, identificada pelo cientista, tem papel no controle da produção de insulina pelo pâncreas e na ação da insulina em órgãos como o fígado e tecido adiposo, ao mesmo tempo. Ele recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese Carl Peter von Dietrich.

Maraliz de Castro Vieira, do programa de pós-graduação em história da Unicamp, vencedora do Grande Prêmio Capes de Tese Florestan Fernandes, lançou novos olhares para a relação entre história e arte. A partir do quadro Tiradentes esquartejado, de Pedro Américo, de 1893, pertencente ao acervo do Museu Mariano Procópio, em Juiz de Fora (MG), a historiadora escreveu a tese premiada como melhor do ano na área de ciências humanas.

"A partir do momento em que o artista pesquisa um fato histórico e o interpreta, ele é um historiador", avalia a acadêmica. "A tela afirma, discute ou subverte a imagem do herói?", indaga. "Acredito que a minha tese contribua para um debate mais rico sobre a arte no Brasil e também sobre novas maneiras de fazer história", garante a acadêmica.

Já Cláudio Patrício Ribeiro Júnior, do programa de pós-graduação em engenharia química da UFRJ, criador de um novo sistema de concentração do suco de laranja, recebeu o Grande Prêmio Capes de Tese César Lattes. De acordo com o autor, essa diferença produzida pela inovação no processo aponta para enormes ganhos para a economia, já que o Brasil é o maior exportador de suco de laranja do mundo.

Data: 11/12/2006