topo_cabecalho
Projeto desenvolvido pela UFCG é premiado em conferência internacional

Chip MPEG-4 já havia recebido do CNPq o título de melhor projeto técnico-científico do Brasil

O projeto do chip MPEG-4 desenvolvido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) ganhou o Best IP Prize da IP Based SoC Design Conference 2006, conferência internacional que reúne especialistas envolvidos em projetos de chips baseados em IP (protocolo de Internet), realizada nos últimos dias 6 e 7, na cidade de Grenoble, na França. O chip, utilizado na compressão e descompressão de vídeo, já havia recebido do CNPq o título de melhor projeto técnico-científico do Brasil, no ano passado. De acordo com seu coordenador, Elmar Uwe Kurt Melcher, o projeto será capaz de atender às mais avançadas demandas tecnológicas, permitindo o aumento da velocidade na transmissão de dados via internet, celular, rádio e satélite.

Ele explica que o MPEG-4 é resultado do Projeto Brazil-IP, idealizado por professores de três universidades brasileiras: UFCG, Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). “Ficou definido que cada universidade participante seria responsável pelo desenvolvimento de um circuito integrado específico, cabendo à Unicamp de São Paulo o decodificador de áudio MP3, à UFPE a unidade de processamento dedicado 8051 e à UFCG o componente mais complexo de todo o sistema: o decodificador de vídeo MPEG-4”. Os outros dois projetos também foram premiados na conferência internacional.

Segundo o engenheiro Wilson Rosas, gerente da equipe na UFCG, “projetar circuitos integrados é uma atividade extremamente complexa, além de envolver uma das mais sofisticadas tecnologias do planeta. Ela requer uma equipe de engenheiros altamente especializados cuja formação praticamente inexistia no país”. O projeto MPEG-4 está sendo desenvolvido pelas unidades acadêmicas de Sistemas e Computação e de Engenharia Elétrica, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI), do campus Campina Grande.

Para viabilizar este projeto, a equipe contou com o apoio do Dr. Marcos Morais, conselheiro técnico do projeto e um dos maiores especialistas em compressão de vídeo do país. Para ele, o MPEG-4 é superior ao padrão de compressão adotado pelos aparelhos de DVD ou mesmo pelos padrões de TV Digital atualmente em vigor no mundo.


Data: 12/12/2006