Falta de pesquisadores é apontada com um dos gargalos da indústria química do país

A falta de pesquisadores experientes no país ainda é um dos principais gargalos do setor da indústria química

A avaliação é do vice-presidente do Conselho Curador da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Kurt Politzer. "Nós vamos precisar de um número muito maior de pesquisadores se quisermos realmente ter influência nas inovações tecnológicas da área", disse Politzer, em entrevista ao "Gestão C&T online".

Ele acredita que esse déficit se deve, em parte, à falta de recursos financeiros em algumas universidades federais do país. Apesar de o quadro ser melhor nas instituições estaduais, Politzer acredita que é necessário ter uma compreensão, na esfera federal, de que as universidades precisam de mais recursos do que têm recebido.

Sobre as perspectivas para o setor da indústria química em 2007, o vice-presidente do Conselho Curador da Abiquim, que é associada à ABIPTI, disse que o cenário vai depender da atuação do governo, que tem uma influência muito grande sobre o progresso industrial no país.

"Se a gente conseguir crescer mais do que os 3% que temos crescido, já é um avanço. No entanto, o que me preocupa é que países como a China e a Índia progridem a 9% e a 8% ao ano, respectivamente", disse.

Durante o evento, o presidente do Conselho Diretor da Abiquim, Carlos Mariani, afirmou que não acredita na previsão de crescimento, para o próximo ano, de 5%. Segundo ele, entre os fatores que emperram um desempenho melhor do país, constam o câmbio, a segurança jurídica, o custo de capital, a informalidade, a estrutura tributária e a falta de energia. "Há oportunidades no Brasil, mas não há investimento porque não há confiança", ressaltou.

Divulgados os vencedores do Prêmio Abiquim de Tecnologia

No dia 8, foi realizada, em São Paulo (SP), durante o 11º Encontro Anual da Indústria Química, a entrega do Prêmio Abiquim de Tecnologia. Neste ano, 15 trabalhos concorreram nas categorias Pesquisador e Empresa. A premiação foi entregue pelo vice-presidente do Conselho Curador da Abiquim, Kurt Politzer.

O trabalho "Biotecnologia de materiais lignocelulósicos para a produção química, do professor Nei Pereira Lopes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi o vencedor na categoria Pesquisador. Já o trabalho "Desenvolvimento do copolímero de etileno com acetato de vinila - Tritheva TN 8093", da Petroquímica Triunfo, foi o vencedor na categoria Empresa.

Durante a cerimônia de entrega do prêmio, o incentivo à inovação tecnológica foi citado como uma das prioridades da Abiquim para este ano. Em entrevista ao Gestão C&T online, o vice-presidente do Conselho Curador da Abiquim, Kurt Politzer, ressaltou que a influência da premiação tem sido positiva, mas, na sua avaliação, ainda é insuficiente. "O número de empresas que tem aparecido com trabalhos ainda é reduzido. Esse número precisa aumentar", disse Politzer.

Outras informações sobre a Abiquim podem ser obtidas no site www.abiquim.org.br.
(Bianca Torreão para o Gestão C&T online)

Data: 12/12/2006