Doutorado na Alemanha: inscrições abertas

Abertas até 23 de fevereiro as inscrições para bolsas de doutorado em instituições de ensino superior na Alemanha

As bolsas são oferecidas pela Capes/MEC, em parceria com o CNPq/MCT e o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD).

Objetivo do programa: formar docentes e pesquisadores de alto nível, além de estreitar a cooperação científica entre os dois países.

Os estudantes podem escolher entre o doutorado integral, onde a pesquisa e a defesa de tese são feitas na Alemanha; e o doutorado-sanduíche, onde o candidato que já está fazendo doutorado no Brasil poderá realizar parte da pesquisa na Alemanha.

A prioridade para as bolsas de estudos é para professores universitários e pesquisadores de institutos de pesquisa, em qualquer área da ciência.

Os candidatos, com mestrado e rendimento acadêmico acima da média, deverão apresentar plano de pesquisa e carta de aceitação de um professor de uma instituição de ensino superior alemã.

Os estudantes serão beneficiados com um curso intensivo de língua alemã de até seis meses, bolsa mensal de 715 a 975 euros (R$ 2 mil a R$ 2.800,00), passagem aérea e outras ajudas de custo.

As inscrições devem ser feitas diretamente no DAAD.

Mais informações podem ser obtidas no sítio http://rio.daad.de.

Data: 18/12/2006