Assinado contrato de colaboração entre a RNP e o Ministério da Saúde

O investimento previsto é de R$ 8,1 milhões em doze meses

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCT) e o Ministério da Saúde (MS) assinaram, na semana passada, em Brasília, um contrato de colaboração para a execução de um projeto-piloto que promoverá a interconexão em rede de pólos do Programa de Saúde da Família e pontos de prestação de serviços de saúde.

O projeto-piloto compreende ações de prestação de serviços da RNP para implantação de infra-estrutura, treinamento de profissionais e manutenção da rede de aplicações de colaboração a distância.

Entre os principais objetivos previstos destacam-se a conexão à rede Ipê, infra-estrutura de rede nacional de educação e pesquisa operada pela RNP, de 32 pontos do Programa de Saúde Família para avaliação de desempenho e aplicações previstas com base no Projeto de Telemática e Telemedicina em Apoio à Atenção Primária à Saúde no Brasil;

a implantação de provimento de banda larga de serviços de videoconferência e de telefonia IP em unidades de gestão do sistema Qualisus; a capacitação de profissionais em temas relativos à administração e segurança de redes e serviços de videoconferência; e a interligação da rede Datasus à rede Ipê.

A assinatura do contrato de colaboração é fruto de uma aproximação entre a RNP e o MS, no momento do lançamento do projeto Rede Universitária de Telemedicina (Rute), em abril.

Desse
momento, resultou a assinatura de protocolo de intenções para o desenvolvimento de ações conjuntas que integrem o Ministério da Saúde ao Programa Interministerial de Manutenção e Desenvolvimento da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, que aconteceu em 23 de outubro.

O Programa Interministerial foi criado em outubro de 1999 pelos ministérios da C&T e da Educação para garantir a operação desenvolvimento da rede acadêmica brasileira, que atualmente interconecta cerca de 300 instituições em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de usuários - pesquisadores, professores e universitários em sua maioria.

A integração do Ministério da Saúde segue a orientação do Comitê Gestor-RNP, criado para coordenar o Programa Interministerial, de incorporação de outros ministérios por meio de projetos-piloto em educação, pesquisa e inovação.

Data: 19/12/2006