UFCG deverá contratar médicos e instalar novos campi este ano

O Reitor da UFCG, Thompson Mariz, retornou de Brasília, nesta sexta-feira, 7, trazendo grandes perspectivas sobre as reivindicações feitas junto ao Governo Federal, durante quatro dias de peregrinação visitando os gabinetes dos Ministérios da Educação e do Planejamento, em buscas de recursos e iniciativas para o bom funcionamento e desenvolvimento da Universidade. Ele também manteve contato com o senador Ney Suassuna (PMDB-PB).

No Ministério da Educação, entre outras reuniões, o Reitor, acompanhado do senador Ney Suassuna e do prefeito de Patos, Nabor Wanderley, conversou com o ministro Fernando Haddad sobre a criação dos cursos de Odontologia, (em Patos, e de Medicina, em Sousa ou Cajazeiras, e ainda sobre a expansão da UFCG, que prevê a implantação dos campi de Sumé, Itaporanga e Pombal. A expectativa do Reitor é que o MEC oficialize e autorize a UFCG a ultimar os estudos e providências para a instalação dos novos campi e criação de novos cursos, ainda este ano.

O encontro com o ministro do Planejamento (foto), Paulo Bernardes, com a presença do senador Ney e do prefeito de Campina Grande, Veneziano Vital do Rego, o Reitor Thompson tratou da liberação dos códigos de vagas para a contratação dos 32 médicos para o Hospital Universitário, todos concursados em 2003. O ministro informou que está liberando 2 mil cargos de médicos para o MEC distribuir entre as Instituições Federais de Ensino Superior - IFES; e que, diante do grave problema de falta de pessoal no HUAC, recomendaria ao Ministro da Educação priorizar a demanda da UFCG.

Legenda: O Ministro do Planejamento, Paulo Bernardes, o senador Ney Suassuna, o Reitor Thompson (direita), e à esquerda, os prefeitos Veneziano, de Campina Grande, e Nabor, de Patos, em Brasília.

Data: 07/10/2005