topo_cabecalho
CNPq divulga calendário de bolsas e auxílios de 2007/2008

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCT) está divulgando seu calendário de bolsas e auxílios para fomento à pesquisa e formação de recursos humanos para 2007/2008. São 25 modalidades de bolsas e cinco de auxílios que têm seus julgamentos distribuídos ao longo do ano. As datas de encerramento das diversas chamadas e editais desse novo calendário repetem, em grande parte, o que ocorreu no anterior.

 

As bolsas no Exterior (GDE) e as bolsas Especiais têm inscrições se encerrando em 28 de fevereiro, e os bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ), cujas bolsas se encerram em 2008, também precisam ficar atentos ao calendário. A seleção dos bolsistas de Desenvolvimento Científico Regional (DCR) é feita pelas fundações estaduais de amparo à pesquisa e a concessão das bolsas de Mestrado (GM) e Doutorado (GD) são de responsabilidade dos cursos de pós-graduação das instituições de ensino e pesquisa.

 

Os auxílios para a Promoção de Eventos Científicos (ARC) no 2º semestre de 2007 têm inscrições até 2 de abril e a Participação em Eventos Científicos (AVG) deve ser solicitada com 90 dias de antecedência, assim como o Auxílio para Pesquisador Visitante (APV). O edital para Iniciação Científica (balcão) será lançado em janeiro e as bolsas deverão ser implementadas a partir de agosto.

 

Veja o calendário completo em: http://www.cnpq.br/calendario/index.htm.


Data: 20/12/2006